AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES

Autores/as

  • Eliane Cleide da Silva Czernisz Universidade Estadual de Londrina

Resumen

Resumo: Esse texto tem como objetivo analisar as novas diretrizes curriculares para o ensino médio. Para tanto, utiliza discussão bibliográfica e análise de normativas para a educação básica e questiona que alterações as diretrizes trazem ao ensino médio e que desafios significam ao trabalho escolar. Desenvolve um estudo sobre as mudanças econômicas e políticas que, a partir de 1990, redefinem a educação. Aponta que a educação média brasileira se insere nas definições de uma política educacional mais ampla, requerendo a promoção da educação para todos e reforçando a ênfase na inclusão social. Finaliza a discussão, destacando que as novas diretrizes exigem da escola a compreensão das políticas educacionais para o desenvolvimento da aprendizagem, considerado, um “antigo” desafio.
Palavras-chave: Políticas educacionais. Diretrizes curriculares. Ensino médio.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane Cleide da Silva Czernisz, Universidade Estadual de Londrina

Formada em Pedagogia pela UEL. Mestre em Educação
pela UEM. Doutora em Educação pela UNESP de Marília - SP na área de Política e Administração da Educação BRasileira. Atualmente professora do
Curso de Pedagogia da UEL - PR.

Publicado

2013-07-08

Cómo citar

DA SILVA CZERNISZ, E. C. AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E OS “ANTIGOS” DESAFIOS ESCOLARES. Roteiro, [S. l.], v. 38, n. 2, p. 257–272, 2013. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2348. Acesso em: 24 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos