Sobre a Revista

Resumo da Revista

Editada sob responsabilidade do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd), da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), a Roteiro tem como objetivo publicar trabalhos que atendam ao seu escopo e que possam servir de referência para a produção de outros trabalhos de pesquisa. A Roteiro prioriza a publicação de textos inéditos e de pesquisas já concluídas.

Possui Digital Object Identifier (DOI) e International Standard Serial Number ISSN 0104-4311, e e-ISSN 2177-6059

 

Histórico da Revista

A Roteiro é um periódico filiado à Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Criado em janeiro de 1978, completou quarenta anos de atividade em dezembro de 2017. Os primeiros fascículos publicados quando de sua criação continham textos de diferentes gêneros, seus autores eram predominantemente docentes da área das ciências das humanidades, e a gestão do periódico era efetuada por docentes da Instituição. A partir de 2008, com a reorientação de seu foco e escopo, o processo de publicação e disseminação dos fascículos tornou-se uma responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação da Instituição. Entre 2010 e 2012, além da versão impressa, disponibilizou ao público também a editoração eletrônica. A partir de 2013, passou a realizar apenas editoração eletrônica. De 2016 à 2019 manteve publicação quadrimestral com fluxo contínuo de recebimento de textos nas formas de artigo científico, resenha e entrevista. Buscando tornar mais ágil o processo de disseminação do conhecimento produzido com foco em políticas e processos educativos, a partir de 2020 a Roteiro efetua publicação contínua dos manuscritos aprovados por meio do Open Journal System (OJS). Dentre algumas características preservadas ao longo das quatro décadas de sua publicação, destaca-se a confecção das capas. Assim, a cada fascículo, além dos textos publicados, a Roteiro apresenta em sua capa uma manifestação artística, fruto do trabalho de convidados que gentilmente emprestam ao periódico sua forma de ver e dizer o mundo. 

 

Foco e Escopo

Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina, a Roteiro destina-se à divulgação de trabalhos acadêmico-científicos originais centrados nas políticas e nos processos educacionais. Tem por finalidade promover e socializar a produção de estudos e pesquisas acadêmico-científicos, de caráter teórico ou empírico, na área da educação. 

 

Categorias dos trabalhos

A Roteiro publica artigos, ensaios, resenhas de livro, entrevistas e outros produtos culturais de interesse para o campo educacional. Ainda, organiza e aceita submissões de seções temáticas, com a finalidade de divulgar resultados de pesquisa e estudos científicos sobre temas relevantes e atuais da área da educação. 

 

Público-alvo

Pesquisadores da área de educação e afins, estudantes de cursos de licenciatura e áreas afins, professores da Educação Básica e Superior e interessados, de diferentes áreas, nas políticas e processos educacionais. 

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os originais serão submetidos à apreciação prévia do Conselho Editorial, que encaminhará a avaliadores qualificados (no mínimo dois) aqueles que considerar adequados aos critérios editoriais do periódico, com a omissão do nome do autor e dos avaliadores durante o processo double blind review (o autor não sabe quem é o avaliador e este também desconhece quem é o autor). Caberá aos avaliadores recomendar a aceitação, recusar ou solicitar reformulação do original. No caso de reformulação, os textos retornarão aos avaliadores para parecer final.

Com dois pareceres favoráveis, o manuscrito será encaminhado ao Conselho Editorial para ad referendum e comunicação ao autor. Pequenas alterações no texto poderão ser efetuadas pelo Conselho Editorial, de acordo com critérios e normas operacionais internas.

A política editorial da Roteiro define as seguintes categorias para avaliação dos manuscritos: conteúdo, forma, originalidade, relevância, atualidade e adequação ao escopo editorial.

O tempo estimado entre a submissão e a publicação é de 12 meses. 

 

Processo Editorial dos Manuscritos

O processo editorial dos manuscritos submetidos à Roteiro é composto por sete fases, a saber:

Fase 1: Submissão: submissão do manuscrito pelos autores, seguindo os passos indicados na Plataforma OJS. Somente são encaminhados para avaliação manuscritos devidamente inseridos no OJS.

Fase 2: Análise preliminar, pelo assistente técnico: notificado da submissão, o assistente técnico efetua a verificação quanto aos cuidados éticos na pesquisa e na submissão do manuscrito, à adequação ao foco e escopo e às regras de formatação, conforme determinam as diretrizes para autores. Constatada a necessidade de ajustes quanto aos aspectos técnicos, os autores são notificados, sendo-lhes atribuído um prazo de, no máximo, dez dias para as adequações e reenvio do manuscrito. Efetuado reenvio, pelo autor, o assistente técnico encaminha o texto para o editor responsável, que se encumbirá de assegurar que o manuscrito siga o fluxo editorial e de zelar pelo atendimento dos prazos em cada uma das fases do processo editorial. Em caso de não atendimento, pelo autor, do prazo para adequação e reenvio, o manuscrito é rejeitado e arquivado pelo assitente técnico. Não são aceitos manuscritos cujos autores publicaram na Roteiro em prazo inferior a dois anos.

Fase 3: Avaliação por pares: avaliação às cegas do manuscrito por, no mínimo, dois avaliadores ad hoc. Os avaliadores ad hoc cadastrados na Plataforma da Roteiro são selecionados pelo editor, mediante verificação do perfil:

  1. avaliador da área da educação que seja pesquisador na área temática;
  2. avaliador que tenha fornecido parecer à Roteiro em um prazo não inferior a um ano;
  3. avaliador, preferencialmente com título de Doutor, filiado à instituição distinta da do autor.

Identificado um avaliador com o referido perfil, o editor dispara um e-mail indicando-o para a avaliação do manuscrito e atribuindo um prazo de até cinco dias, para manifestar sua disponibilidade em emitir seu parecer sobre o manuscrito. Em caso de não identificação de avaliador com o referido perfil, o editor poderá indicar um pesquisador não cadastrado na Plataforma da Roteiro.

Na apreciação do manuscrito, substancial momento do percurso avaliativo, zela-se para que os avaliadores não possuam conflito de interesses que possam influenciar uma apreciação tendenciosa ou injusta.  

Durante o processo de avaliação por pares, o manuscrito é entendido como um documento confidencial. Os editores e os avaliadores ad hoc não podem citar ou circular cópias dos artigos para nenhum propósito (Manual da APA).

É atribuído um prazo de trinta dias, a contar da data de indicação, para o avaliador emitir seu parecer sobre as condições de publicação do manuscrito, efetuado mediante preenchimento de um formulário próprio com indicação dos critérios editorais: adequação do resumo, consistência teórico-metodológica, relevância científica, originalidade, adequação à norma padrão da língua e conduta ética.

No caso de pareceres com ideias confrontantes ou de um parecer muito genérico e pouco consistente, o manuscrito é encaminhado a um terceiro avaliador. Nesses casos, é levado em conta o que sugerem os dois pareceres com maior confluência.

Fase 4: Emissão do parecer final, pela Comissão Editorial: de posse dos pareceres dos avaliadores, a Comissão Editorial da Roteiro reúne-se para emitir o parecer final. A decisão da Comissão Editorial é informada ao autor. Em caso da necessidade de ajustes no texto, é atribuído um prazo ao autor para reenvio da versão final. O prazo atribuído depende da complexidade dos ajustes a serem efetuados. Concluído esse processo, o manuscrito segue para a Edição de Texto. Em caso de reprovação, o autor é notificado e o manuscrito é arquivado.

A decisão pode ser aceitar, rejeitar, submeter novamente à avaliação, submeter a outra revista e, finalmente, aceitar mediante retificações solicitadas.

Quando são solicitadas retificações, é atribuído um prazo para reenvio da versão final do manuscrito. A nova versão passa por um processo de avaliação que pode ocorrer de duas maneiras, a depender do nível de complexidade das retificações solicitadas: nova revisão somente pelos editores responsáveis ou nova rodada de avaliação, com os avaliadores da primeira rodada ou outros avaliadores indicados pela Comissão Editorial.

 Fase 5: Edição de Texto: compreende a editoração do texto, por revisores linguísticos e metodológicos indicados pela Equipe Técnica da Editora Unoesc. Nessa fase, ainda é possível o manuscrito sofrer ajustes quanto aos aspectos linguísticos e atendimento às normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Em caso de ajustes, a Equipe Técnica da Unoesc faz contato com os autores solicitando reenvio da versão final, pela Plataforma da Roteiro, em um prazo de até sete dias.

 Fase 6: Editoração: o manuscrito revisado quanto às normas linguísticas e metodológicas é diagramado pela Equipe Técnica da Editora Unoesc.

 Fase 7: Publicação: concluída a fase de diagramação, ocorre a publicação do manuscrito na página da Roteiro. Além de maior lisura, sistematização e organização do processo, tanto autores quanto avaliadores ad hoc e editores ficam resguardados pelo histórico do processo de avaliação, que registra todo e qualquer movimento feito, com datação e autoria, via sistema. Assim, restam registradas, de maneira automática no OJS, as datas de submissão, avaliação técnica, avaliação pelos pares, devolutivas, réplicas, uploads das versões atualizadas, aceite e publicação. Desse modo, as datas de submissão, aceite e publicação, correntemente impressas nos trabalhos aprovados dispostos na Revista, não sofrem nenhuma cizânia.

No caso das chamadas de artigos para seções temáticas, a Roteiro obedece aos critérios definidos no respectivo edital de chamada.


Periodicidade

Anual. A Roteiro possui sistema de publicação contínua. 

 

Política de Acesso Livre

Visando à democratização do conhecimento científico ao público, a Roteiro oferece acesso livre, gratuito e imediato ao seu conteúdo. A gratuidade estende-se à submissão, avaliação, edição e publicação dos trabalhos pelos autores.

Permite acesso aberto aos artigos, resenhas e demais textos, não autorizando qualquer comercialização e/ou alteração dos dados. Desse modo, o(s) autor(es) fica(m) ciente(s) da cessão de seus direitos autorais de publicação.

Publica em formato eletrônico, disponibilizado pela internet na página da Roteiro e nas páginas dos indexadores.

Possui sistema de arquivamento pelo Programa LOCKSS, vinculado à Rede Cariniana.

 

Hospedagem da Revista Roteiro

A página da Roteiro, no Portal de Periódicos, contém informações atualizadas para todos os públicos, com histórico de edições anteriores, avaliadores ad hoc e notícias.

Por meio do Open Journal Systems (OJS), a Roteiro possui um eficiente buscador que opera por palavras-chave, títulos e nomes de autores.

A página da Roteiro conta também com informações sobre o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) ao qual o periódico está vinculado. Aos interessados, estão à disposição as páginas de foco e escopo, condutas, éticas, bases de dados indexados, métricas, descrição do processo de avaliação, equipes editorial e técnica.

As informações estão traduzidas para dois outros idiomas (inglês e espanhol) além do português. As informações na língua estrangeira preferida do usuário são dispostas no mesmo local da língua original, bastando um clique para que a versão traduzida seja imediatamente disponibilizada ao leitor.

Na página da Roteiro, o leitor tem acesso às redes sociais, ao contador de visitas e às informações sobre ferramentas de antiplágio, preservação digital e declaração sobre a avaliação de pesquisa (Dora). Outras informações adicionais podem ser encontradas na parte inferior da página, como a licença Creative Commons e o número de ISSN.