La “nueva” Escuela Secundaria y sus implicaciones socioeducativas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34204

Palabras clave:

“nueva” Escuela Secundaria, ultraliberalismo, educación

Resumen

Este artículo trata sobre la “nueva” Escuela Secundaria y sus implicaciones para la educación y la sociedad. Considerando que vivimos en una sociedad de clases, en la que la neutralidad es imposible, políticas educativas, como la Reforma de la Enseñanza Media y la Base Nacional Curricular Común – BNCC, no tienen el mismo significado para individuos ubicados en diferentes clases sociales. Ante ello, considerando el actual contexto de desarrollo del capital, por un lado, se busca explicar las implicaciones de estas políticas y reformas educativas para la clase que detenta el poder, la burguesía, y para los trabajadores, privados de la propiedad de los medios. de producción y, por otro lado, otra, para señalar los desafíos que enfrentan los educadores que apuestan por una educación con calidad socialmente referenciada. Se concluye que la subordinación política corporativa ha descalificado el trabajo docente y la formación de la juventud brasileña, especialmente de los hijos e hijas de la clase obrera que dependen exclusivamente de la escuela para el acceso al conocimiento histórico, siendo tarea de los educadores luchar por las políticas de cambio. y para superar la fragmentación del conocimiento.

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Biografía del autor/a

Debora Cristine Trindade, Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Campus Cascavel)

Doutoranda em Educação pela UNIOESTE, campus de Cascavel. Graduada em Pedagogia (2005) e mestre (2020) em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus Foz do Iguaçu. Atualmente é professora pedagoga da rede estadual de ensino no Estado do Paraná, e professora do curso profissionalizante de Formação de Docentes no Colégio Estadual Barão do Rio Branco. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Sociedade e Educação no Brasil - GT da Região Oeste do Paraná - HISTEDOPR na Unioeste. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pedagogia histórico crítica; educação; currículo; Ensino Médio. Nome do projeto atual: A pedagogia histórico-crítica e sua teoria pedagógica.

Paulino José Orso, Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE campus Cascavel

Possui graduação em Filosofia pela Universidade La Salle - Santo Ângelo - RS (1989), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2003) e pós-doutorado em educação pela UERJ. Atualmente é professor associado da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história e filosofia da educação; formação de professores; história da universidade brasileira; marxismo e educação; liberalismo e educação; pedagogia histórico-crítica. Dentre outas produções, é autor dos livros "Um espectro ronda a educação e a escola pública"(2020) e "Universidade Brasileira: história, lutas, contradições e disputas", ambos pela editora navegando, com acesso gratuito. Atualmente é docente dos cursos de Pedagogia, mestrado e doutorado em educação da Unioeste e líder do grupo de pesquisa HISTEDOPR.

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Publicado

2024-09-02

Cómo citar

TRINDADE, D. C.; ORSO, P. J. La “nueva” Escuela Secundaria y sus implicaciones socioeducativas. Roteiro, [S. l.], v. 49, p. e34204, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34204. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34204. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos de demanda contínua