La gestión democrática en la práctica del Consejo de Educación del Estado del Espirito Santo

Autores/as

  • Gildo Lyone Antunes de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Educação
  • Itamar Mendes da Silva Universidade Federal do Espírito Santo/Professor do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.30253

Palabras clave:

Consejo Estatal de Educación, Gestión democrática, Participación de alta intensidad, Plan Nacional de Educación, Plan Estatal de Educación

Resumen

El artículo analiza el papel del Consejo de Educación del Estado de Espírito Santo (CEE/ES) en la promoción de la gestión democrática en la educación básica, a partir de 2014, cuando entró en vigor el Plan Nacional de Educación (PNE - 2014 a 2024). Las reflexiones presentadas provienen de una investigación documental que siguió los principios del paradigma interpretativo, tal como lo abordan Moreira y Calefe (2006). El corpus de investigación estuvo compuesto por fuentes documentales producidas por la CEE/ES y por otros organismos responsables de la gestión de la educación tanto a nivel nacional como estatal. Teóricamente, se basó en las reflexiones de Freire (2000), Santos (2003), Gadotti (2014) y Lima (2014). Se concluye que el Consejo prevé la gestión democrática en sus actos normativos, pero con apego a concepciones que no enfrentan la centralización del poder de decisión relacionado con la gestión de la educación.

Palabras clave: Consejo Estatal de Educación. Gestión democrática. Participación de alta intensidad. Plan Nacional de Educación. Plan Estatal de Educación.

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Biografía del autor/a

Gildo Lyone Antunes de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Educação

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação – PPGMPE daUniversidade Federal do Espírito Santo, graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Atualmente é professor de Filosofia da Rede Municipal de Ensino de Cariacica, e da Rede Estadual, foi membro do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo atuando como Conselheiro representante da Sindicato dos trabalhadores e trabalhadoras da educação da Rede Estadual de Ensino no período de 2012 a 2018, integrante do Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo (LAGEBES) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Gestão, Trabalho e Avaliação do Centro de Educação da UFES (GETAE). Desenvolve estudos sobre gestão democrática na Educação Básica e na gestão de políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: educação básica e ensino médio.

Itamar Mendes da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo/Professor do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Educação

Pedagogo, mestre em Educação. Pós-doutor em Políticas, Educação, Formação e Sociedade pela Universidade Federal Fluminense. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo atuando na graduação e pós-graduação e diretor da Anpae-ES gestão 2019-2021. É líder do Grupo de pesquisa Gestão, Trabalho e Avaliação Educacional - Getae (CNPq); integra o Grupo de Estudos e Pesquisas Paulo Freire - Geppf (CNPq) - e o Laboratório de Gestão da Educação Básica do Espírito Santo – Lagebes,foi membro do Conselho Estadual de Educação do Espírito Santo atuando como Conselheiro representante da Universidade na gestão 2012 a 2015.

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Publicado

2023-10-30

Cómo citar

OLIVEIRA, G. L. A. de; SILVA, I. M. da. La gestión democrática en la práctica del Consejo de Educación del Estado del Espirito Santo. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e30253, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.30253. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30253. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos de demanda contínua