Apresentação: casos de ensino na pesquisa e formação docente: que conversa é essa?
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v46.28104Palabras clave:
Casos de Ensino, Formação DocenteResumen
“Caso de ensino? Caso para ensino? Do que se trata? É sobre como ensinar?”. Nossa intenção, ao começar esta conversa remetendo a algumas indagações com que nos defrontamos no percurso da produção dessa Seção Temática sobre casos de ensino na pesquisa e na formação de professores, é demarcar a reduzida visibilidade desse assunto no debate educativo nacional, mas também evidenciar sua relevância e contribuição para o desenvolvimento de processos formativos e investigativos que explorem o pensamento, o conhecimento e a experiência docente.
Descargas
Citas
FARIAS, I. M. S. de; MUSSI, A. de A. Pesquisa e formação de professores com casos de ensino: fundamentos e potencialidades. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27234, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27234. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27234. Acesso em: 15 jul. 2021.
AGAPITO, J.; HOBOLD, M. de S. Casos de ensino nas pesquisas sobre formação de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27212, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27212. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27212. Acesso em: 15 jul. 2021.
CALIL, A. M. G. C.; ALMEIDA, P. A. de .; TINTI, D. da S. As pesquisas sobre casos de ensino: uma revisão integrativa. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27248, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27248. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27248. Acesso em: 15 jul. 2021.
EXTREMERA, M. M. O.; CAVALCANTE, M. M. S. Casos de ensino: notas sobre uma estratégia de pesquisa e formação de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27340. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27340. Acesso em: 15 jul. 2021.
MONTEIRO, F. M. de A. Casos de ensino e aprendizagens da docência em/para processos formativos de futuros professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27194, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27194. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27194. Acesso em: 15 jul. 2021.
SOUSA, S. N.; NOGUEIRA, E. G. D.; ROCHA, C. R. C. No quintal do PIBID, os achadouros docentes: casos de ensino, narrativas formativas e desenvolvimento profissional . Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27230, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27230. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27230. Acesso em: 15 jul. 2021.
TELES, N. C. G.; SILVA, F. V. da; GOMES, T. P. A construção de casos de ensino em um programa de indução profissional: potencialidades formativas. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27210, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.27210. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27210. Acesso em: 15 jul. 2021. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v46i.27210
ESTEVES, M. M. F. . Uma experiência de uso do método de casos em formação continuada de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27179, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.27179. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27179. Acesso em: 15 jul. 2021.
CORTEZ SIC, J. E.; RIVAS, O. H. L.; CRISPIN , H. L. Experiências de ensino, casos relevantes na prática de ensino e formação de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27199, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27199. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27199. Acesso em: 15 jul. 2021.
RODRIGUES, A. M. R.; DOMINGUES, I. M. C. S.; ROCHA, S. A. da. Caso de ensino: Vamos Quintanear? O encontro das crianças com o Poeta Passarinho. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27232, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27232. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27232. Acesso em: 15 jul. 2021.
ULIANA, M. R.; MÓL, G. de S. O uso de caso de ensino sobre estudante com deficiência na formação inicial de professores. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27184, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27184. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27184. Acesso em: 15 jul. 2021.
MAGALHÃES, C. R. .; SPOHR, F. da S. Casos de Ensino e o desenvolvimento profissional docente na área da Saúde. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27197, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27197. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27197. Acesso em: 15 jul. 2021.
MENDONÇA, L. de O. S. Casos de ensino na pesquisa e na formação de professores: entrevista com Maria da Graça Mizukami. Roteiro, Joaçaba, v. 46, p. e27195, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27195. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27195. Acesso em: 15 jul. 2021.
PESSOA, A. R.; FARIAS, I. M. S. de . Resenha da obra de Katherine Merseth, Desafios reais do cotidiano escolar brasileiro. Roteiro, Joaçaba, v. 46, 2021. DOI: 10.18593/r.v46.27183. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27183. Acesso em: 15 jul. 2021.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Isabel Maria Sabino de Farias, Amali de Angelis Mussi
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Declaración de Derechos de Autor
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la Revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una Licencia Creative Commons – Atribución – 4.0 Internacional.