Disputas, negociaciones y tensiones: sobre la emergencia del Instituto de Educación de Belford Roxo, RJ

Autores/as

  • José Cláudio Sooma Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-3647-8703
  • Andréa Miguel Abrantes Ferreira Professora e Psicopedagoga da Faculdade de Belford Roxo (Fabel); Professora do Ensino Médio Regular e do Curso Normal da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i2.16236

Palabras clave:

Historia de la Educación, Instituto de Educación, Formación de profesores, Belford Roxo

Resumen

El artículo corresponde a un conjunto de investigaciones en Historia de la Educación que seleccionó las políticas públicas de educación y de las distintas experiencias en la formación docente como temáticas de estudio. De manera más específica, la base fue dirigida al Instituto de Educación (CIEP Brizolão 380 Joracy Camargo), ubicado en el Municipio de Belford Roxo, RJ, teniendo como extracto que data de los años 1996 al 2006. En esta misma línea, fueron algunas de las dimensiones que habrían impulsado a la inauguración de esa Institución de Enseñanza enfocada para trabajar en la formación docente en Nivel Medio en el mismo período en que el Municipio se expandía y que a la vez se promulgaba la LDB n. 9.394/96 que enfatizaba la necesidad de que los profesores se desempeñen (o bien que desempeñarán) en la Educación Básica tuvieran enseñanza superior.

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Biografía del autor/a

José Cláudio Sooma Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (2000), licenciatura plena em História pela Universidade de São Paulo (2003), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2004) e doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009), participando do programa de estágio de doutoramento financiado pela CAPES e pelo SECyT/MINCyT em Buenos Aires/Rosario; realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da UERJ de setembro/2009 a janeiro/2010. Atualmente é Professor Adjunto de História da Educação e do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos, práticas e saberes escolares; culturas escolares e culturas urbanas; História da institucionalização escolar; História da Cidade do Rio de Janeiro (finais do XIX - 1930); História da República

Andréa Miguel Abrantes Ferreira, Professora e Psicopedagoga da Faculdade de Belford Roxo (Fabel); Professora do Ensino Médio Regular e do Curso Normal da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (1996) e pós-graduação (lato senso) nas seguintes áreas: Psicopedagogia, Filosofia, Orientação Educacional, Supervisão Educacional, Psicomotricidade, Administração/Planejamento da Educação e MBA - Gestão de Instituições Educacionais. Desenvolve pesquisa a partir da linha de História da Educação e possui o título de Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação com ênfase em gestão, coordenação pedagógica, orientação educacional, formação docente e psicopedagogia

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Publicado

2018-08-30

Cómo citar

SILVA, J. C. S.; FERREIRA, A. M. A. Disputas, negociaciones y tensiones: sobre la emergencia del Instituto de Educación de Belford Roxo, RJ. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 2, p. 649–672, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i2.16236. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16236. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos de demanda contínua