Sobre a Educação na Encruzilhada

Autores/as

  • Denise Madeira de Castro e Silva UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)
  • Scarlett Giovana Borges UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) https://orcid.org/0000-0001-7733-5245

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i2.13118

Resumen

No início do século XXI, diversas têm sido as análises acerca das políticas e dos processos de escolarização. Interpreta-se que as condições do presente impõem desafios e dilemas incontornáveis aos fazeres escolares. Mariano Fernández-Enguita, consagrado sociólogo da educação espanhola, por meio da obra ora resenhada, propõe uma reflexão crítica acerca de duas clássicas questões no âmbito dos estudos e pesquisas em Educação, a saber: que educação temos? Qual educação queremos?

Para tal, propõe rediscutir e repensar algumas premissas fundamentais do sistema educacional, mediante o questionamento a tópicos representativos, o enfrentamento de tabus e o posicionamento de pontos de interrogação sobre supostas coerências. Nesse sentido, abordam-se todos os agentes escolares – professores, alunos, famílias, etc. –, desnudando antigos debates e contextualizando-os nas tramas da sociedade contemporânea. Ao retomar temas do passado, busca-se diagnosticar o presente e colocar em prospectiva o futuro da política educativa a partir de um pensamento ativo, por isso o título A Educação na Encruzilhada.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Scarlett Giovana Borges, UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)

Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Publicado

2017-07-24

Cómo citar

SILVA, D. M. de C. e; BORGES, S. G. Sobre a Educação na Encruzilhada. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 393–398, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i2.13118. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118. Acesso em: 24 ago. 2024.