Sobre a Educação na Encruzilhada

Authors

  • Denise Madeira de Castro e Silva UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)
  • Scarlett Giovana Borges UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS) https://orcid.org/0000-0001-7733-5245

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i2.13118

Abstract

No início do século XXI, diversas têm sido as análises acerca das políticas e dos processos de escolarização. Interpreta-se que as condições do presente impõem desafios e dilemas incontornáveis aos fazeres escolares. Mariano Fernández-Enguita, consagrado sociólogo da educação espanhola, por meio da obra ora resenhada, propõe uma reflexão crítica acerca de duas clássicas questões no âmbito dos estudos e pesquisas em Educação, a saber: que educação temos? Qual educação queremos?

Para tal, propõe rediscutir e repensar algumas premissas fundamentais do sistema educacional, mediante o questionamento a tópicos representativos, o enfrentamento de tabus e o posicionamento de pontos de interrogação sobre supostas coerências. Nesse sentido, abordam-se todos os agentes escolares – professores, alunos, famílias, etc. –, desnudando antigos debates e contextualizando-os nas tramas da sociedade contemporânea. Ao retomar temas do passado, busca-se diagnosticar o presente e colocar em prospectiva o futuro da política educativa a partir de um pensamento ativo, por isso o título A Educação na Encruzilhada.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Scarlett Giovana Borges, UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)

Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul; Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Published

2017-07-24

How to Cite

SILVA, D. M. de C. e; BORGES, S. G. Sobre a Educação na Encruzilhada. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 2, p. 393–398, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i2.13118. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/13118. Acesso em: 22 jul. 2024.