Undoing images, building identities: decolonizing the educational processes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16999

Keywords:

Decolonization, Endurance practices, Ethnic-racial relations

Abstract

This work interacts with the memories and experiences of educators who develop resistance practices in the classroom regarding the evaluation of the black and indigenous presence in brazilian society. These practices aim to create paths and gaps for the reversal of an oppressive order, thereby uprooting impregnated prejudices in the modern/colonial/colonialist social imaginary. We will dialogue with decolonial authors showing the importance of the school as an agent of struggle against oppression and of valuing multiple knowledges and other forms of being and being in the world, decolonizing thoughts, knowledge and practices. These educational practices are present in the research through the construction of narratives of the professors as oral sources.

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Author Biographies

Elison Antonio Paim, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), lotado no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN) do Centro de Educação. Vice-coordenador do Mestrado Profissional em Ensino de História de junho de 2014 a junho de 2016. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Vice-líder do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC), vice-líder do Grupo de Pesquisas Rastros (USF), membro do Grupo de Pesquisas Kairós (Unicamp) , Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Praticas de Ensino, Experiências de Ensino. Desenvolve trabalhos de Ensino, Pesquisa e orientação de Tcc, mestrado e doutorado nos seguintes temas: estagio; formação docente; experiencia, memória; fazer-se professor, historia; ensino de historia, memória e patrimônio cultural, educação para as relações étnico raciais.

Patrícia Magalhães Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação. Participante dos Grupos de Pesquisa: Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC - UFSC); Educação e Patrimônio Cultural: entretecendo memórias e histórias da/na ilha de Santa Catarina (UFSC) e Rastros: História, Memória (USF). Mestra em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde desenvolvi pesquisas na área da Educação Escolar Indígena com ênfase na Formação Superior de Professores Indígenas e Graduada em Ciências Biológicas, Licenciatura Plena, também pela UFG. Possui experiência na área da Educação: como professora do Ensino Superior atuando na formação de professores de Ciências Biológicas na Faculdade Araguaia - Goiânia (2013); como professora de Ciências da Rede Municipal de Educação de Florianópolis (2015-2017); como professora pesquisadora formadora no Programa Escola da Terra, na formação continuada de professores do Planalto Norte Caratinense - UFSC (2017). Contato: (48) 9 9908-6060 Email: patti_magalhaes@hotmail.com

Josiane Beloni de Paula, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, na linha de pesquisa Sociologia e História da Educação - SHE - Bolsista CNPQ. Mestra em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel (2014), na linha de pesquisa Filosofia e História da Educação - FHE. Especialista em Orientação Educacional - EAD - pela Universidade Católica Dom Bosco (Portal da Educação - 2016). Especialista em Educação: Educação Infantil - UFPel (2007), Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais - UFPel (2005). Integrante do Grupo de Pesquisas Patrimônio, Memória e Educação (PAMEDUC -UFSC) do Grupo de Pesquisas Rastros da Universidade São Francisco - SP (USP), e do Grupo de Pesquisa Filosofia, Educação e Práxis Social (FEPráxiS) - do Núcleo de Estudos Paulo Freire (UFPel). Possui experiência na área de Educação, como professora de anos iniciais (2003 a 2009) na rede pública municipal de ensino em Pelotas-RS, também exerceu o cargo de Conselheira Tutelar (2009 a 2016), na cidade de Pelotas-RS, professora colaboradora do Serviço Nacional de aprendizagem Comercial - SENAC/Pelotas-RS(2015), na formação continuada de professores. Realiza estudos com ênfase principalmente nos seguintes temas: Educação, etnia negra, infância, práticas de resistência, Paulo Freire, processos formativos de professores, sociologia, africanidades e decolonialidade.

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Published

2019-02-22

How to Cite

PAIM, E. A.; PINHEIRO, P. M.; DE PAULA, J. B. Undoing images, building identities: decolonizing the educational processes. Roteiro, [S. l.], v. 44, n. 1, p. 1–20, 2019. DOI: 10.18593/r.v44i1.16999. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16999. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Seção Temática: Educação étnico-racial: desafios cotidianos para além dos aspectos legais