POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS E EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL EM LAGES, SC: EDUCAR PARA A CIDADANIA?
Resumo
Nas últimas décadas, o campo educativo tem aumentado de forma significativa, tanto em quantidade de sujeitos envolvidos em algum processo educativo como em relação às funções que a educação tem assumido. Considerando isso, a temática da pesquisa voltou-se às articulações entre políticas públicas e sociais e suas relações com as instituições de educação não-formal em Lages, SC. A opção pela educação não-formal ocorreu em virtude dos objetivos relacionados à construção da cidadania, pela pouca sistematização que existe sobre esse campo educativo específico, bem como pela amplitude social que possui tanto no que diz respeito ao atendimento de pessoas quanto de variedades de formas, modelos e ações que desencadeia. A partir do mapeamento das instituições de educação não-formal em Lages, na pesquisa, foram analisadas as formas de financiamento, as atividades/práticas desenvolvidas, os interlocutores envolvidos e o número de sujeitos atendidos e, a partir disso, os processos de construção de cidadania que são, ou não, desencadeados, pelas instituições. Utilizou-se pesquisa de campo, nas instituições não cadastradas em órgãos públicos e, nas instituições cadastradas nos órgãos públicos municipais e estaduais, utilizou-se, também, pesquisa documental. Os resultados indicam dois grupos distintos que refletem as contradições da sociedade capitalista em que se inserem: um grupo que se volta a objetivos emancipatórios, e o maior grupo que, inconscientemente ou não, desenvolve conceitos de filantropia voltada apenas aos aspectos reprodutivistas do modelo atual de sociedade.
Palavras-chave: Política. Educação Não-formal. Cidadania.
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