A DIMENSÃO ÉTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE / The ethical dimension of interdisciplinarity

Autores

  • Luiz Carlos Bombassaro

Resumo

A interdisciplinaridade constitui hoje um desafio para as práticas de investigação
e de formação pedagógica. Enquanto problema epistemológico, a interdisciplinaridade passou a ser discutida muito recentemente no âmbito acadêmico, em razão do processo de especialização e de fragmentação do conhecimento, que aos poucos foi produzindo uma compreensão cada vez mais detalhada e profunda, mas cada vez menos ampla da realidade, impossibilitando, assim, a criação de uma visão de conjunto e uma compreensão abrangente de mundo. No entanto, pouca atenção tem sido dada às precondições que tornam possível a efetivação da interdisciplinaridade no campo da pesquisa e da formação pedagógica. Por isso, trata-se de analisar aqui as bases éticas sobre as quais se assenta a prática da interdisciplinaridade tanto na investigação científica quanto na formação humana.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Epistemologia. Ética. Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

26-11-2014

Como Citar

BOMBASSARO, L. C. A DIMENSÃO ÉTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE / The ethical dimension of interdisciplinarity. Roteiro, [S. l.], p. 39–48, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6352. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação, diversidade e ação pedagógica