A DIMENSÃO ÉTICA DA INTERDISCIPLINARIDADE / The ethical dimension of interdisciplinarity
Resumen
A interdisciplinaridade constitui hoje um desafio para as práticas de investigação
e de formação pedagógica. Enquanto problema epistemológico, a interdisciplinaridade passou a ser discutida muito recentemente no âmbito acadêmico, em razão do processo de especialização e de fragmentação do conhecimento, que aos poucos foi produzindo uma compreensão cada vez mais detalhada e profunda, mas cada vez menos ampla da realidade, impossibilitando, assim, a criação de uma visão de conjunto e uma compreensão abrangente de mundo. No entanto, pouca atenção tem sido dada às precondições que tornam possível a efetivação da interdisciplinaridade no campo da pesquisa e da formação pedagógica. Por isso, trata-se de analisar aqui as bases éticas sobre as quais se assenta a prática da interdisciplinaridade tanto na investigação científica quanto na formação humana.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Epistemologia. Ética. Educação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derechos de Autor
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la Revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una Licencia Creative Commons – Atribución – 4.0 Internacional.