EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE / Education and Diversity
Abstract
A diversidade e a pluralidade se evidenciam nos múltiplos estilos de vida e de orientações valorativas, modos de fundamentação e filosofias, diferentes paradigmas, entre outros aspectos. Provocam o questionamento de verdades arraigadas, forçando-nos a rever conceitos e desestabilizando certezas, as quais constituíram a base da ação pedagógica. Na tentativa de compreender a questão, o artigo apresenta, primeiramente, uma aproximação conceitual da pluralidade (Welsch e Kant) para, em um segundo momento, expor a relação tensional que se estabelece entre educação e pluralidade, oscilando entre a recusa e a aceitação da pluralidade. Por fim, destaca-se que a exposição desse caráter tensional é produtiva, porque promove o confronto de convicções, forçando a abertura de nossa mentalidade.
Palavras-chave: Pluralidade. Diversidade. Educação. Ética.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
The authors retain copyright and grant the Journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons – Attribution – 4.0 International license.