Os espaços escolares e a constituição de um programa antidisciplinar

Autores

  • Maria Rosa Chaves Künzle

Resumo

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a arquitetura e a organização do espaço escolar a partir de algumas experiências escolares selecionadas em lugares e épocas diferentes. Essas escolas procuraram organizar os seus espaços de uma maneira diferente da organização disciplinar que caracteriza as escolas tradicionais. Por isso, estão situadas entre as chamadas escolas alternativas. A arquitetura e o espaço escolares têm sido muito estudados desde uma perspectiva disciplinar para a formação de um sujeito disciplinado. O que se pretende com este trabalho é analisar o espaço arquitetônico de escolas que defenderam propostas alternativas e que colocaram em prática dispositivos antidisciplinares. Partindo do conceito de dispositivos de Foucault e de espaço como programa de Escolano, é possível compreender que a arquitetura e a organização do espaço serviram de controle na escola. Nos exemplos selecionados, porém, os corpos dos sujeitos escolares não foram submetidos ao controle disciplinar das escolas tradicionais. Hoje o espaço escolar continua sendo utilizado como um programa, na formação de outro sujeito: o consumidor.

Palavras-chave: Arquitetura escolar. Dispositivos disciplinares. Escolas alternativas.

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Como Citar

KÜNZLE, M. R. C. Os espaços escolares e a constituição de um programa antidisciplinar. Roteiro, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 221–244, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/349. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Artigos