Instrução e educação higiênica da infância catarinense na Primeira República (1910-1930)

Autores

  • Solange Aparecida de Oliveira Hoeller
  • Gizele de Souza

Resumo

Este texto discorre acerca dos modos eleitos para se solucionar os problemas educacionais de higiene no estado de Santa Catarina, a partir da these de Oswaldo Rodrigues Cabral (1929). Como, na visão de Cabral, se efetivaram ou não, as intenções de se empreender a profilaxia da infância por meio das propagandas de princípios higiênicos, tendo como parceiras a escola e a família? Além disso, outra questão procura responder: como se constituiu a instrução e a educação higiênica da infância catarinense – o que fazer e o que ensinar –, no intuito de formar cidadãos sadios que contribuíssem com o progresso do Estado e da nação brasileira? A análise diz respeito aos cinco primeiros subtítulos – educação e instrucção – da segunda parte da these citada.

Palavras-chave: Higiene. Educação. Instrução. Infância. Santa Catarina.

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Como Citar

HOELLER, S. A. de O.; SOUZA, G. de. Instrução e educação higiênica da infância catarinense na Primeira República (1910-1930). Roteiro, [S. l.], v. 32, n. 2, p. 183–200, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/347. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

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Artigos