Educação histórica, ensino de história e formação docente: possíveis inter-relações na construção identitária do sujeito

Autores

  • Sandiara Daíse Rosanelli Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-4572-2624
  • Jorge Luiz da Cunha Universidade Federal de Santa Maria
  • Darciel Pasinato Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v49.34068

Palavras-chave:

Educação Histórica, Ensino de História, Formação docente, Construção identitária

Resumo

Este artigo objetiva apresentar parte do processo de inter-relação entre Ensino de História e formação de identidades docentes por meio da Educação Histórica, com vistas a, analisando dissertações e teses das áreas de Educação e de História, defendidas na região Sul do Brasil entre 2016 e 2020, perscrutar, além da interligação de conceitos teóricos, elementos identitários dos sujeitos pesquisadores-docentes em sua produção e a importância da significação no ensinar nos processos de Ensino de História. Para tanto, a metodologia adotada baseia-se em uma abordagem qualitativa, teórica e documental acerca da temática, interligando a construção do conhecimento histórico à formação docente expressa em narrativas. Na análise das fontes, dissertações e teses, foi possível verificar e estabelecer inter-relações entre a teoria e os conceitos da Educação Histórica, a formação docente e as práticas educativas refletidas em identidades narrativas de sujeitos docentes. Igualmente, identificou-se a importância da Educação e do Ensino de História com significado para os sujeitos envolvidos no processo educacional, de maneira que o ato de ensinar está ligado à construção do conhecimento histórico e à pesquisa, tanto educacional quanto histórica. As análises das fontes permitem compreender que a formação do sujeito-docente ocorre de modo interligado entre o passado, a realidade, a significação do conhecimento, a vida prática, o “eu” e o “outro” e a significação de vivências e experiências. Embora tal formação não seja uma tarefa simples, é importante para permitir a qualificação da Educação como um todo e a construção de uma História repleta de diversidade, respeito e protagonismo.    

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Biografia do Autor

Sandiara Daíse Rosanelli, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado em Educação (UFSM). Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa Povo de Clio (UFSM)

Jorge Luiz da Cunha, Universidade Federal de Santa Maria

PhD em História (UNISINOS) e Doutorado em História Medieval, Moderna e Contemporânea (U.H./Alemanha). Pesquisador e professor permanente do PPGH, PPGE e Prof. História da UFSM

Darciel Pasinato, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

PhD em Educação(UFSM) e Doutorado em Educação (UNISINOS). Pesquisador e professor colaborador do PPGEDU da UNISINOS

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Publicado

20-12-2024

Como Citar

ROSANELLI, Sandiara Daíse; CUNHA, Jorge Luiz da; PASINATO, Darciel. Educação histórica, ensino de história e formação docente: possíveis inter-relações na construção identitária do sujeito. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e34068, 2024. DOI: 10.18593/r.v49.34068. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/34068. Acesso em: 18 jul. 2025.

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