O princípio educativo em Gramsci: contribuições ao ensino de filosofia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.24869

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Práxis, Princípio educativo

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apontar a filosofia da práxis como elo fundante entre o princípio pedagógico de Antonio Gramsci e a prática do ensino de filosofia. Nesse processo, situamos o ensino de filosofia no contexto educacional e escolar brasileiro e propomos como via dialógica, vincular a prática de ensino de filosofia à contribuição de uma perspectiva filosófica-educacional fundamentada no pensamento gramsciano, recorrendo às concepções de educação, de escola e ensino presentes nas obras do autor. Destacamos que a filosofia da práxis é o elo fundante entre o princípio pedagógico de Gramsci e a prática do ensino de filosofia; o que pressupõe a correlação dialética e necessária da teoria e da prática, unificando e viabilizando um caminho mais crítico para o processo de formação de uma nova cultura com vistas a concepções do mundo mais críticas e atuantes; o que inclui um projeto político que considere a escola enquanto instrumento ideológico da superestrutura. A investigação, de abordagem qualitativa, se constitui em uma pesquisa de revisão bibliográfica das contribuições da teoria gramsciana para o ensino de filosofia, consideradas enquanto concepção ontológica do sujeito professor, e enquanto conteúdo curricular que compõe a história da filosofia. Ambas abordagens acionam o campo das ideologias, seja enquanto concepção de mundo do docente que atua nessa área, seja enquanto campo conceitual da história da filosofia. Nesse sentido, a filosofia da práxis assume o compromisso de comprometer-se na reelaboração e socialização das verdades já existentes, que até então estão restritas à determinados grupos e a uma formação eminentemente teórica.

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Biografia do Autor

Gabriela da Nóbrega Carreiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa em Processos de Ensino-Aprendizagem. Mestra em educação. Bacharela e licenciada em Filosofia pela UFPB. Pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação - ÁGORA / UFPB. Áreas de interesse: Filosofia e Gênero, Filosofia da Educação, Ensino de filosofia e Gênero.

Tânia Rodrigues Palhano, Universidade Federal da Paraíba

Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação / PPGE da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Bacharel e Licenciatura em Filosofia pela UFPB. Professora de Filosofia da Educação, vinculada ao Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação da UFPB e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE / UFPB), na Linha de Pesquisa em Processos de Ensino-Aprendizagem. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação (ÁGORA / UFPB). Áreas de interesse: ética na educação, ensino de filosofia e experiência educativa.

Maria das Graças de Almeida Baptista, Universidade Federal da Paraíba

Possui Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutora e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/PPGE da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bacharel e Licenciada em Psicologia pela UniversidadeFederal Fluminense (UFF). Professora vinculada ao Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação da UFPB e credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB), na Linha de Pesquisa em Processos de Ensino-Aprendizagem. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação (ÁGORA/UFPB). Áreas de interesse: Teorias da educação, Formação de professores, Práxis pedagógica e Psicologia Histórico-Crítica.

 

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Publicado

13-04-2021

Como Citar

CARREIRO, G. da N.; PALHANO, T. R. .; BAPTISTA, M. das G. de A. O princípio educativo em Gramsci: contribuições ao ensino de filosofia. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e24869, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.24869. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24869. Acesso em: 4 nov. 2024.

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