Experiências educativo-musicais na formação de um habitus musical

Autores

  • Marcelo Kaczan Universidade Federal do Ceará
  • Pedro Rogério Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i.23787

Palavras-chave:

Ensino de Música, Práticas Criativas, Habitus Musical

Resumo

Debate-se, neste escrito, a importância de se reafirmar o ensino de música nos espaços educativos, garantindo sua permanência no âmbito da escola regular. Assim, tem-se aqui como objetivo primordial apresentar a relevância da utilização de práticas educativo-musicais criativas para o ensino de música (FONTERRADA, 2015) como elemento potencializador do desenvolvimento humano, cognitivo, crítico, emocional, político e social. Essa maneira de ensinar música, com esteio em práticas criativas nas salas de aulas, traz múltiplas possibilidades de renovar o ensino de música e de se instaurar um habitus musical – uma cultura musical – ampliando o seu alcance ao maior número possível de estudantes. O motor central das discussões é a necessidade de se reinventar o ensino de música ante a hegemonia da Indústria Cultural, propondo práticas diversificadas que incentivem a criação e a fruição, que possam romper com o ensino tradicional de música padronizado e com a lógica do consumo mercadológico que o repertório comercial forma nos ouvintes. É necessário incentivar a criação de experiências diversas consideradas singulares em razão do processo massivo que apenas reproduz modelos prontos e legitimados socialmente. Assim, é urgente investir em práticas criativas diferentes das atuais formas de ensinar música na escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Kaczan, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em educação pelo programa de pós graduação em educação PPGE  da Universidade Federal do Ceará - UFC, linha LECE e eixo ensino de música. Mestre em educação pelo programa de pós graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC,Graduado em Filosofia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, especialização em Gestão Escolar pela UDESC, especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública no CAED pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência na docência e especialista em gestão da educação publica com ênfase na gestão Escolar.

Pedro Rogério, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor da Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidad de Valladolid; Doutor em Educação / Linha Currículo / Eixo Temático Ensino de Música pela UFC (2011). Mestre em Educação pela UFC (2006). Graduado em Música - Licenciatura - pela Universidade Estadual do Ceará (2000) . Atua como avaliador e parecerista em eventos acadêmicos e científicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Formação de Professores, Currículo, Sociologia da Arte e EAD. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC; Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós Graduação em Educação da UFC; Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES, Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos da Música Cearense - GRUPECE e do Laboratório de Epistemologia da Música da UFC -LEMUS. Professor Associado I do Curso de Música - Licenciatura - da UFC. Representante no Ceará da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM.

Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora do curso de Pedagogia da UECE na área de política, planejamento e gestão educacional Doutora em Educação Brasileira do Curso de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC e mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, em 2009, especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Educacional pela Instituto PróSaber em 2019 e graduação em pedagogia, em 2015, pelo Instituto ISEPRO e graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, em 2003. . Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas e Estudos sobre o Trabalho - LABOR, pesquisadora do Eixo temático de pesquisa: Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará- UFC - Área de estudo: Filosofia da Educação - categorias - educação e emancipação humana - Técnica do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Médio. Documento homologado pela Portaria n. 1.570, publicada no Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF, p. 146, 21 dez. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf. Acesso em: 4 abr. 2018.

BASTIAN, H. G. Música na escola: a contribuição do ensino da música no aprendizado e no convívio social da criança. Tradução: Paulo F. Valério. São Paulo: Paulinas, 2009.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp, 2007.

BOURDIEU, P. A gênese dos conceitos de hábitos e de campo. In: BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.

BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. São Paulo: Edusp/Zouk, 2003.

BOURDIEU, P. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. (org.). Pierre Bourdieu: escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 71-79.

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1992.

FISCHER, E. A necessidade da arte. Tradução: Leandro Konder. 9. ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

FONTERRADA, M. T. de O. Ciranda de sons: práticas criativas em educação musical. São Paulo: Unesp Digital, 2015.

FONTERRADA, M. T. de O. Educação musical na educação básica – princípios e questões do ensino de música na contemporaneidade. In: JORNADA INTERNACIONAL DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES: MÚSICA, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, 2., 2019, Palência/Fortaleza. Anais [...] Fortaleza, 2019. Disponível em: https://photos.app.goo.gl/RtFt11LvuNuiakkz6. Acesso em: 18 abr. 2019.

GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

KACZAN, M. Entrelaçando caminhos: histórias de vida dos professores de música em Fortaleza. 2017. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.

LOPES, J. J. As escritas da abertura na música contemporânea. [S. l.: s. n.], 1990. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/lopes-jose-julio-escritas.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.

MATON, K. Habitus. In: GRENFEL, M. (ed.). Pierre Bourdieu: conceitos fundamentais. Tradução de Fábio Ribeiro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018. p. 73-94.

MORIN, E. Rumo ao abismo: ensaios sobre o destino da humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

PEÑALBA, A. La defensa de la educación musical desde las neurociências. Revis¬ta Electrónica Complutense de Investigación en Educación Musical, v. 14, p. 109-127, 2017. DOI: https://doi.org/10.5209/RECIEM.54814

PENNA, M. Música(s) e seu ensino. 2. ed. rev. e ampl. Porto Alegre: Sulina, 2014.

SCHAFER, R. M. A afinação do mundo: uma exploração pioneira pela história passada e pelo atual estado do mais negligenciado aspecto do nosso ambiente: a paisagem sonora. Tradução: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. 2. ed. São Paulo: Unesp, 2011.

SCHAFER, R. M. Educação sonora: 100 exercícios de escuta e criação de sons. Tradução: Marisa Trench de Oliveira Fonterrada. São Paulo: Melhoramentos, 2009.

Downloads

Publicado

28-08-2020

Como Citar

KACZAN, M.; ROGÉRIO, P.; KACZAN, M. A. V. L. Experiências educativo-musicais na formação de um habitus musical. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–16, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i.23787. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23787. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua