Educational-musical experiences in the formation of a musical habitus

Authors

  • Marcelo Kaczan Universidade Federal do Ceará
  • Pedro Rogério Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i.23787

Keywords:

Music teaching, Creative Practices, Musical Habitus

Abstract

This paper discusses the importance of teaching music in educational spaces, ensuring its permanence within the scope of regular schools. Its primary objective is to show the relevance of using creative educational-musical practices for the teaching of music (FONTERRADA, 2015) as an element that enhances human, cognitive, critical, emotional, political and social development. This way of teaching music, based on creative practices, brings multiple possibilities to renew the teaching of music, and to establish a musical habitus - a musical culture - expanding its reach to the largest possible number of students. The central engine of the discussions is the need to reinvent music teaching in the face of the hegemony of the Cultural Industry. The text proposes diversified practices that encourage creation and enjoyment, which can break with the traditional teaching of standardized music and with the logic of market consumption that the commercial repertoire forms in listeners. It is necessary to encourage the creation of diverse experiences considered singular due to the massive process that only reproduces ready and socially legitimized models. Thus, it is urgent to invest in creative practices different from the current ways of teaching music at school.

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Author Biographies

Marcelo Kaczan, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em educação pelo programa de pós graduação em educação PPGE  da Universidade Federal do Ceará - UFC, linha LECE e eixo ensino de música. Mestre em educação pelo programa de pós graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC,Graduado em Filosofia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, especialização em Gestão Escolar pela UDESC, especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública no CAED pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência na docência e especialista em gestão da educação publica com ênfase na gestão Escolar.

Pedro Rogério, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor da Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidad de Valladolid; Doutor em Educação / Linha Currículo / Eixo Temático Ensino de Música pela UFC (2011). Mestre em Educação pela UFC (2006). Graduado em Música - Licenciatura - pela Universidade Estadual do Ceará (2000) . Atua como avaliador e parecerista em eventos acadêmicos e científicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Formação de Professores, Currículo, Sociologia da Arte e EAD. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC; Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós Graduação em Educação da UFC; Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES, Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos da Música Cearense - GRUPECE e do Laboratório de Epistemologia da Música da UFC -LEMUS. Professor Associado I do Curso de Música - Licenciatura - da UFC. Representante no Ceará da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM.

Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora do curso de Pedagogia da UECE na área de política, planejamento e gestão educacional Doutora em Educação Brasileira do Curso de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC e mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, em 2009, especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Educacional pela Instituto PróSaber em 2019 e graduação em pedagogia, em 2015, pelo Instituto ISEPRO e graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, em 2003. . Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas e Estudos sobre o Trabalho - LABOR, pesquisadora do Eixo temático de pesquisa: Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará- UFC - Área de estudo: Filosofia da Educação - categorias - educação e emancipação humana - Técnica do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC.

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Published

2020-08-28

How to Cite

KACZAN, M.; ROGÉRIO, P.; KACZAN, M. A. V. L. Educational-musical experiences in the formation of a musical habitus. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–16, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i.23787. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23787. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua