Experiencias educativo-musicales en la formación de un habitus musical

Autores/as

  • Marcelo Kaczan Universidade Federal do Ceará
  • Pedro Rogério Universidade Federal do Ceará - UFC
  • Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan Universidade Estadual do Ceará - UECE

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i.23787

Palabras clave:

Enseñanza de la Música, Prácticas Creativas, Habitus Musical

Resumen

Se debate, en este escrito, la importancia de reafirmar la enseñanza de la música en espacios educativos, garantizando su permanencia en el ámbito escolar. Por lo tanto, el objetivo principal aquí es presentar la relevancia del uso de prácticas creativas educativo-musicales para la enseñanza de la música (FONTERRADA, 2015) como un elemento que mejora el desarrollo humano, cognitivo, crítico, emocional, político y social. Esta forma de enseñar música, basada en prácticas creativas en el aula, ofrece múltiples posibilidades para renovar la enseñanza de la música y establecer un habitus musical, una cultura musical, ampliando su alcance al mayor número posible de estudiantes. Lo más importante de las discusiones es la necesidad de reinventar la enseñanza de la música frente a la hegemonía de la Industria Cultural, proponiendo prácticas diversificadas que fomenten la creación y el desarrollo, que puedan romper con la enseñanza tradicional de la música estandarizada y con la lógica del consumo del mercado que el repertorio comercial se forma en los oyentes. Es necesario alentar la creación de diversas experiencias consideradas singulares a causa del proceso masivo que solo reproduce modelos listos y socialmente legitimados. Por lo tanto, se hace urgente invertir en prácticas creativas diferentes de las formas actuales de enseñar música en la escuela.

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Biografía del autor/a

Marcelo Kaczan, Universidade Federal do Ceará

Doutorando em educação pelo programa de pós graduação em educação PPGE  da Universidade Federal do Ceará - UFC, linha LECE e eixo ensino de música. Mestre em educação pelo programa de pós graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC,Graduado em Filosofia e Administração pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, especialização em Gestão Escolar pela UDESC, especialização em Gestão e Avaliação da Educação Pública no CAED pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Experiência na docência e especialista em gestão da educação publica com ênfase na gestão Escolar.

Pedro Rogério, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor da Universidade Federal do Ceará - UFC. Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidad de Valladolid; Doutor em Educação / Linha Currículo / Eixo Temático Ensino de Música pela UFC (2011). Mestre em Educação pela UFC (2006). Graduado em Música - Licenciatura - pela Universidade Estadual do Ceará (2000) . Atua como avaliador e parecerista em eventos acadêmicos e científicos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Musical, Formação de Professores, Currículo, Sociologia da Arte e EAD. Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC; Linha de Pesquisa Educação, Currículo e Ensino do Programa de Pós Graduação em Educação da UFC; Professor e pesquisador do Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES, Coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos da Música Cearense - GRUPECE e do Laboratório de Epistemologia da Música da UFC -LEMUS. Professor Associado I do Curso de Música - Licenciatura - da UFC. Representante no Ceará da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM.

Maria Anita Vieira Lustosa Kaczan, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora do curso de Pedagogia da UECE na área de política, planejamento e gestão educacional Doutora em Educação Brasileira do Curso de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará - UFC e mestre em educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC, em 2009, especialização em Supervisão, Orientação e Gestão Educacional pela Instituto PróSaber em 2019 e graduação em pedagogia, em 2015, pelo Instituto ISEPRO e graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, em 2003. . Pesquisadora do Laboratório de Pesquisas e Estudos sobre o Trabalho - LABOR, pesquisadora do Eixo temático de pesquisa: Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará- UFC - Área de estudo: Filosofia da Educação - categorias - educação e emancipação humana - Técnica do Programa de Alfabetização na Idade Certa - PAIC.

Citas

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Publicado

2020-08-28

Cómo citar

KACZAN, M.; ROGÉRIO, P.; KACZAN, M. A. V. L. Experiencias educativo-musicales en la formación de un habitus musical. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–16, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i.23787. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23787. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos de demanda contínua