Transtorno do Processamento Auditivo: características e implicações na aprendizagem

Autores

  • Cibele da Silva Lucion
  • Paulo Rômulo de Oliveira

Resumo

O trabalho apresenta o relato de um estudo de caso que analisa uma criança, do sexo feminino, com 9 anos de idade, aluna do 4º ano do ensino fundamental de uma escola particular, com queixa de dificuldade de aprendizagem. A partir das intervenções terapêuticas por intermédio do lúdico associado a conteúdos escolares, foram feitas as observações dos resultados obtidos. Concluiu-se que as estratégias educativas com atividades que associam músicas, palavras e símbolos estimulam e facilitam a aprendizagem da leitura e escrita das crianças com transtorno do processamento auditivo. É importante que o professor conheça o transtorno para agir de acordo com as necessidades da criança. Sugere-se a divulgação para profissionais da educação e familiares do que é o transtorno do processamento auditivo e quais as estratégias de ensino que podem ser desenvolvidas no ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação. Dificuldade de aprendizagem. Processamento auditivo.

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Como Citar

DA SILVA LUCION, C.; DE OLIVEIRA, P. R. Transtorno do Processamento Auditivo: características e implicações na aprendizagem. Roteiro, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 73–94, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/228. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos