Governança universitária e rankings acadêmicos à luz da literatura acadêmica brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.22391

Palavras-chave:

Governança universitária, Rankings acadêmicos, Educação Superior

Resumo

Partindo do pressuposto que a temática da governança universitária e sua interface com os rankings acadêmicos é pouco explorada em termos de pesquisas científicas no âmbito acadêmico brasileiro, o presente estudo tem como objetivo traçar e analisar o estado da questão na literatura acadêmica brasileira sobre a governança universitária e sua inter-relação com os rankings acadêmicos com o intuito de identificar as tendências predominantes, tendo como indicadores analíticos: conceito, metodologia e bases epistemológicas. Realizou-se análise bibliográfica de estudos produzidos sobre a temática, tendo como corpus analítico a produção científica brasileira sobre governança universitária e sobre rankings acadêmicos em termos de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado. Entre os principais achados desta pesquisa: 1) identificou-se a incipiência da temática governança universitária na literatura acadêmica brasileira, sendo a maioria das produções nas ciências humanas; 2) verificou-se tratar de um tema altamente polissêmico que converge para o processo de tomada de decisão, envolvendo múltiplos aspectos da vida universitária como, gestão do conhecimento, gestão financeira, autoavaliação, influência política, transparência, participação e envolvimento dos stakeholders; 3) inferiu-se que o conceito de governança universitária está alinhado a uma estrutura ágil e flexível no processo de tomada de decisão, frente a um cenário de grandes mudanças e múltiplas demandas, ultrapassando aos conceitos básicos de gestão universitária; 4) identificou-se explicita inter-relação da governança universitária com os rankings acadêmicos, sendo estes, considerados ferramentas importantes de governança, quando considerados pelas universidades em seu planejamento estratégico para superar fragilidades identificadas.

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Biografia do Autor

Marco Wandercil, Pontifícia Universidade Católica de Campinas; Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim.

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), membro do Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) da PUC-CAMPINAS. Professor da Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim e especialista em Avaliação Institucional da PUC-Campinas.

Adolfo-Ignacio Calderón, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Pós-doutorado em Ciências da Educação na Universidade de Coimbra. É professor titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-CAMPINAS), Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Brasil e membro titular do Conselho Científico da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE). Coordenador acadêmico da Rede Brasileira de Pesquisa em Rankings, Índices e Tabelas Classificatórias na Educação Superior (REDE RANKINTACS) e coordenador do Grupo de Avaliação, Políticas e Sistemas Educacionais (GRAPSE) das PUC-CAMPINAS. 

Francisco Aníbal Ganga-Contreras, Universidad de Los Lagos

Doutor em Administração de Empresas pela  Université Libre des Sciences de lEntreprise et des Technologies de Bruxel (2009) com pós-doutorado em Ciências Humanas pela Universidad del Zulia (Venezuela). Professor titular do  Departamento de Ciencias del Desarrollo e director do Programa de Investigación sobre Gobernanza e Inclusión Organizacional da Universidade de Los Lagos, Chile.

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Publicado

09-03-2021

Como Citar

WANDERCIL, M.; CALDERÓN, A.-I.; GANGA-CONTRERAS, F. A. Governança universitária e rankings acadêmicos à luz da literatura acadêmica brasileira. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e22391, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.22391. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/22391. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua