O Programa Horizonte 2020 da União Europeia e a perspectiva universidade de classe mundial: aproximações e tendências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v45i0.20066

Palavras-chave:

World Class University, Horizonte 2020, Educação Superior

Resumo

Neste artigo analisamos o Programa-Quadro da União Europeia (UE) para a Investigação e a Inovação – Horizonte 2020, lançado pela Comissão Europeia em 2014, como parte da Estratégia Europa 2020. O objetivo é demonstrar como este Programa é estruturado/fundamentado a partir de elementos da concepção de World Class University, (Universidade de Classe Mundial) que vem sendo difundida pelos Organismos Internacionais, especialmente o Banco Mundial, Think-Thanks, especialistas e rankings acadêmicos. Para isso, em termos teóricos-metodológicos, utilizamos o levantamento bibliográfico e a análise documental, buscando compreender as totalidades das relações/fenômenos, bem como as contradições, influências, relações de força e projetos em disputa que os atravessam. Por ora, compreendemos que H2020 “coroa” o longo processo de relativização de determinada universidade europeia, instaurando/reforçando uma concepção de universidade que vai ao encontro de características do modelo de excelência ou de classe mundial.

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Biografia do Autor

Lara Carlette Thiengo, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Professora Colaborada na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) no Departamento de Educação. 
Pós-Doutoranda em Educação na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)
Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Lucídio Bianchetti, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pesquisador Nível 1B do CNPq.

Professor Aposentado /Voluntário do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

 

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Publicado

28-04-2020

Como Citar

THIENGO, L. C. .; BIANCHETTI, L. O Programa Horizonte 2020 da União Europeia e a perspectiva universidade de classe mundial: aproximações e tendências. Roteiro, [S. l.], v. 45, p. 1–24, 2020. DOI: 10.18593/r.v45i0.20066. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/20066. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos de demanda contínua