O trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no instituto superior de ciências da educação (ISCED) de Cabinda, Angola

Autores

  • Maria Helena Canhici Fae\UFMG (Brasil) / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Carlinda Leite CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
  • Preciosa Fernandes CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v42i3.14119

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Trabalho Final de Curso, Angola, ISCED

Resumo

No artigo expõe-se sobre a opção, no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) de Cabinda, por um Trabalho de Fim de Curso (TFC) como contributo para a formação inicial de professores. Recorrendo a entrevistas, no estudo analisam-se as opiniões dos responsáveis da Decania e dos chefes dos departamentos de ensino e investigação. Na opinião dos responsáveis pelo ISCED, o modelo de formação adotado proporciona conhecimentos gerais de conteúdos de ensino e de investigação, embora não forneça conhecimentos específicos relativos a práticas docentes. Considerando a opinião dos entrevistados, embora a opção curricular por um TFC em vez de um estágio com relatório não seja considerada a ideal para a formação de futuros professores, ela permite que os estudantes desenvolvam competências investigativas nos domínios dos estudos que realizam, habilitando-os a um desempenho melhor no curso.

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Publicado

04-12-2017

Como Citar

CANHICI, M. H.; LEITE, C.; FERNANDES, P. O trabalho de fim de curso como contributo para a formação inicial de professores: uma análise focada no instituto superior de ciências da educação (ISCED) de Cabinda, Angola. Roteiro, [S. l.], v. 42, n. 3, p. 427–448, 2017. DOI: 10.18593/r.v42i3.14119. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/14119. Acesso em: 22 dez. 2024.