Transições para a literacia dominante: perspetivas de coordenadores de centros de educação e formação de adultos

Autores

  • Ana Silva Universidade do Minho
  • Paula Guimarães Universidade do Minho
  • Maria de Lourdes Dionísio Universidade do Minho

Resumo

O processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) é hoje considerado o maior movimento de requalificação da educação de adultos em Portugal. Tido como um importante dispositivo para a reconversão da sociedade e da economia portuguesas, pode dizer-se que o processo de RVCC, com lugar nos Centros de Novas Oportunidades (CNOs), tem a literacia2 como eixo essencial de ação, na medida em que, por um lado, o reconhecimento e validação de competências assentam maioritariamente em tarefas de leitura e escrita (histórias de vida, portefólios, etc.) e, por outro lado, as competências a reconhecer são, em última instância, relativas à compreensão e produção de textos (em Ciências, Matemática, Linguagem e Comunicação, etc...). Neste texto, coloca-se no centro da reflexão o modo como nove coordenadores de CNOs do distrito de Braga, Portugal, perspetivam mudanças nas relações dos sujeitos com as práticas de literacia, quando estes passam pelo processo de RVCC. Toma-se, assim, em consideração não só as configurações da literacia no âmbito da educação de adultos, como as conceções de leitura e de escrita que estão subjacentes às práticas pedagógicas de cada CNO, relatadas e descritas por cada coordenador. Entre as principais conclusões, destacam-se algumas (des)continuidades entre as orientações produzidas no âmbito do discurso oficial e as práticas especializadas no processo de RVCC; entre as conceções de literacia dos coordenadores e as mudanças por eles apontadas ao nível do relacionamento dos adultos com os textos. 

Palavras-chave: Certificação de competências. Adultos. Práticas de literacia.

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Biografia do Autor

Ana Silva, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Educação, Bolseira de Investigação, Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal; b5373@ie.uminho.pt

Paula Guimarães, Universidade do Minho

Investigadora, Unidade de Educação de Adultos, Centro de Investigação em Educação,

Universidade do Minho, Portugal; pco@uea.uminho.pt

Maria de Lourdes Dionísio, Universidade do Minho

Professora Associada, Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho, Portugal;

mldionisio@ie.uminho.pt

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Publicado

12-06-2012

Como Citar

SILVA, A.; GUIMARÃES, P.; DIONÍSIO, M. de L. Transições para a literacia dominante: perspetivas de coordenadores de centros de educação e formação de adultos. Roteiro, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 9–22, 2012. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/1160. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos