Os direitos do cidadão europeu como instrumento de inserção destes no espaço público comunitário

Autores

  • Aline Beltrame de Moura

Resumo

O fenômeno da cidadania europeia deve ser compreendido dentro da perspectiva de seus direitos, como verdadeiro instrumento de inserção dos cidadãos na esfera pública comunitária, fulminando com o déficit democrático até então existente. Nesse sentido, o Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias possui em grande parte o mérito pelo desenvolvimento e consolidação do acquis comunitário, em especial, dos direitos decorrentes da cidadania da União. Esse instituto, portanto, apresenta-se como tentativa da União Europeia aproximar os indivíduos do palco de tomada de decisões supranacionais e proceder a uma integração que transcenda as fronteiras econômicas e que avance em direção ao político e social.

Palavras-chave: Cidadania Europeia. União Europeia. Ordenamento jurídico comunitário. Direitos. Tribunal de Justiça das Comunidades Europeias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Beltrame de Moura, A. (2010). Os direitos do cidadão europeu como instrumento de inserção destes no espaço público comunitário. Espaço Jurídico Journal of Law [EJJL], 10(1), 129–152. Recuperado de https://periodicos.unoesc.edu.br/espacojuridico/article/view/1924