GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR NO ENSINO PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA DE ARACAJU

Autores

  • Ada Augusta Celestino Bezerra

Resumo

A pesquisa avalia a experiência da construção coletiva de uma proposta curricular no ensino público, sob a ótica da gestão democrática com que foi conduzida pelo sistema municipal de ensino, considerando a assimilação/explicitação do trabalho como princípio educativo que representou seu eixo/conteúdo fundamental, também elevado à diretriz do processo. Identifica suas contribuições objetivas/subjetivas e os determinantes da sua fragilidade como política pública, a partir da análise do contexto em que se desenvolveu, dos depoimentos dos seus protagonistas, dos documentos produzidos no processo e da revisão da literatura, centrada no pensamento de Marx, Gramsci e Heller. Aborda duas questões fundamentais da administração da educação: gestão democrática e trabalho como princípios educativos no currículo da escola pública, à luz das formas atuais de organização dos processos de trabalho e dos novos paradigmas de análise da organização escolar. Demonstra que se tratou de uma experiência de gestão democrática que alcançou seus objetivos, contribuiu para o crescimento/autonomia dos sujeitos e para a explicitação do trabalho como princípio educativo.
Palavras-chave: Gestão democrática. Trabalho. Princípio educativo. Educação. Autonomia.

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Publicado

10-09-2015

Como Citar

CELESTINO BEZERRA, A. A. GESTÃO DEMOCRÁTICA DA CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR NO ENSINO PÚBLICO: A EXPERIÊNCIA DE ARACAJU. Roteiro, [S. l.], v. 30, n. 2, p. 169–196, 2015. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/8849. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos