Propriedade e Política de Gestão

A Roteiro encontra-se hospedada no Portal de Periódicos da Unoesc, que utiliza o Open Journal Systems (OJS).

O Portal de Periódicos é gerenciado, em sua parte técnica, pela Editora Unoesc, que possui equipe qualificada para atender dúvidas relacionadas ao OJS.

A equipe editorial conta com o suporte de uma empresa especializada no desenvolvimento de softwares e soluções em nuvens.

A equipe editorial da Roteiro é constituída por:

a) Conselho Editorial Nacional e Internacional: composto por especialistas de amplo reconhecimento na comunidade acadêmica, excepcionalmente convidados para assessorar o editor-chefe e editor-adjunto, dentro de sua área de especialidade, emitindo parecer conclusivo com vistas à qualificação da pertinência de publicação ou não de manuscritos submetidos a avaliadores ad hoc, mas que, a despeito do parecer dos avaliadores, restam dúvidas quanto ao mérito científico. Sua função consiste, ainda, em contribuir na formulação da política editorial da Roteiro, atuando também como ouvidor das opiniões de leitores e autores de modo a preservar a qualidade global do Periódico.

b) Comissão Editorial: constituída pelo editor-chefe, editor-adjunto e editores associados, sua função consiste em administrar a política de gestão da Roteiro.

c) Editor-chefe: coordena o processo editorial, sendo responsável por tudo o que é veiculado à Roteiro. Seu compromisso é que a Roteiro disponibilize ao público leitor o que houver de melhor em termos de conhecimento novo na área temática, observando, no processo de seleção dos manuscritos, os mais elevados padrões éticos. Sua função é atuar de forma construtiva junto aos autores, de modo a corrigir falhas no processo editorial e melhorar a qualidade do material publicado. Junto com a Comissão Editorial, deve revisar os pareceres dos avaliadores ad hoc, de modo que as observações e os comentários preservem o respeito, a ética e a cordialidade com os autores. Constituem, ainda, atribuições do editor-chefe da Roteiro:

- definir, em conjunto com os demais editores, a política editorial da Roteiro;

- manter atualizado o quadro de membros do Conselho Editorial;

- indicar os editores-adjuntos e associados;

- dar ampla divulgação à Roteiro na comunidade científica;

- estabelecer relacionamento com outros editores científicos da área da educação;

- atualizar, sempre que necessário, os fluxos editoriais de modo a aprimorar os processos de publicação;

- manter atualizada a publicação da Roteiro, considerando sua periodicidade.

d) Editor-adjunto: tem por responsabilidade assessorar o editor-chefe, acompanhando as diversas etapas do processo de produção editorial. Sua função é atuar no processo de seleção dos avaliadores ad hoc, atualizar dados e informações dos cadastros de autores e avaliadores e colaborar na revisão do material publicado na página da Roteiro.

e) Editores associados nacionais e internacionais: assessoram o editor-chefe na formulação da política editorial da Roteiro e, subsidiados pelo parecer dos avaliadores ad hoc, emitem parecer visando à qualificação da pertinência ou não de publicação de manuscritos, quando necessário.

f) Assistente técnico: indicado pelos editores-chefes e adjuntos, tem por responsabilidade efetuar revisão preliminar do manuscrito submetido à Roteiro, verificando o atendimento às diretrizes para autores, especialmente quanto aos cuidados éticos na pesquisa e na submissão do artigo, informação dos metadados no cadastro dos autores e apresentação gráfica do manuscrito.

g) Editor de seção: função exercida por organizadores de seções temáticas. Tem por responsabilidade acompanhar o processo editorial dos manuscritos submetidos a uma determinada seção temática e contribuir com a indicação de avaliadores ad hoc.

h) Avaliador ad hoc: docente pesquisador da área da educação, com experiência científica no foco temático do manuscrito e que aceita emitir parecer sobre a pertinência de publicação do artigo, tendo em conta as diretrizes para autores. O avaliador ad hoc deve declarar qualquer conflito de interesse potencial ou real com relação ao Periódico ou ao manuscrito sob sua apreciação. Compromete-se em realizar a avaliação no prazo estabelecido pelo editor responsável; respeitar a confidencialidade da revisão e não revelar quaisquer detalhes do manuscrito; ser objetivo e construtivo nos comentários, evitando críticas pessoais, hostis, difamatórias ou depreciativas; utilizar formulário próprio, fornecido pela Roteiro, para emitir considerações sobre o manuscrito avaliado; e indicar novos avaliadores, quando for o caso.

i) Autor e coautor: centro do processo editorial, autores e coautores são aqueles que submetem um manuscrito à política editorial da Roteiro. A submissão deve ser efetuada somente quando o manuscrito estiver revisado e em conformidade estrita com as normas gramaticais e de formatação estabelecidas nas Diretrizes para Autores. Indica-se aos autores observar atentamente a política editorial, bem como verificar uma amostragem de textos recentemente publicados a fim de tirar dúvidas quanto ao processo de submissão e normas editorias. A adequação ao foco, escopo e diretrizes da Roteiro aumenta a probabilidade de aceitação do manuscrito.