NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA NA PESQUISA-FORMAÇÃO: DO SUJEITO EPISTÊMICO AO SUJEITO BIOGRÁFICO

Autores

  • Maria da Conceição Passeggi Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Educação

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

Resumo

Tematizamos as narrativas da experiência como dispositivos de pesquisa-formação. Iniciaremos pela noção de sujeito epistêmico e sujeito empírico como concepções propícias ao exercício de biografização. A experiência constitui o conceito central da pesquisa-formação com o uso de narrativas. Abordaremos as noções de capital biográfico, aprendizagem biográfica, memória biográfica como modo de conceber o sujeito biográfico. Tais noções nos ajudam a compreender que a formação ocorre ao longo da vida e em todas as circunstâncias da vida. Utilizamos nas análises memoriais autobiográficos e entrevistas narrativas. As conclusões planteiam uma epistemologia do sujeito biográfico que enlaça nas narrativas da experiência razão e emoção, o público e o privado, o padecer e o empoderamento.

Palavras-chave: Narrativas autobiográficas. Experiência. Sujeito biográfico. Reflexividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Passeggi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Programa de Pós-Graduação em Educação

Pesquisadora de produtividade CNPq-Pq2; Doutora em Linguística, Pós-doutorado em Fundamentos da Educação (Bolsista CAPES) . Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-Graduação em Educação.

Líder do GRIFARS-UFRN-CNPq -Grupo Interdiscilpinar de Pesquisa Formação, Auto.Biografia, Representações e Subjetividades

Suas pesquisas tematizam as narrativas autobiográficas e as escritas de si como método de pesquisa e dispositivos de formação e focalizam a reflexividade autobiográfica como disposição humana promotora da reinvenção permanente das representações de si e do outro.

Presidente da BIOgraph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica

Idiomas conhecidos:

Português, Espanhol e francês

Downloads

Publicado

23-03-2016

Como Citar

DA CONCEIÇÃO PASSEGGI, M. NARRATIVAS DA EXPERIÊNCIA NA PESQUISA-FORMAÇÃO: DO SUJEITO EPISTÊMICO AO SUJEITO BIOGRÁFICO. Roteiro, [S. l.], v. 41, n. 1, p. 67–86, 2016. DOI: 10.18593/r.v41i1.9267. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9267. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê A narrativa na pesquisa e na formação docente