CIÊNCIA(S) NO CONTEXTO “PÓS”: ASPECTOS TRANSICIONAIS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Autores/as

  • Graziela Fatima Giacomazzo Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i2.7225

Resumen

O artigo apresenta um estudo sobre os aspectos transicionais entre a Ciência
Acadêmica e Pós-Acadêmica, a Ciência Normal e Pós-Normal, a Ciência Moderna
e Pós-Moderna, e a Ciência Modo 1 e Modo 2. Das perspectivas que intencionam
descrever as mudanças produzidas a partir da segunda metade do século XX, nas pesquisas
científicas e tecnológicas, foram identificadas as noções de ciência que situam
como elemento central desses processos uma complexa configuração das relações
entre universidade, indústrias, governo e sociedade e nos modos de se fazer ciência
em contextos nomeados “novos” e de prefixo “pós”. A Ciência, do mesmo modo que
a sociedade, pela sua dinâmica e movimento contínuo, apresenta-se em transição, e,
portanto, há mudanças na produção do conhecimento científico.
Palavras-chave: Ciência. Produção do conhecimento. Transição.

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Biografía del autor/a

Graziela Fatima Giacomazzo, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), especialização em Psicologia Escolar pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Cultura Digital - CNPq/UNESC, membro do Grupo de Pesquisa Inovação e Avaliação na Universidade CNPq/UFRGS/PPGEDU FACED e do Grupo de Pesquisa Educação a Distância na Graduação - CNPq/UNESC. É Docente na Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciência e Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) desde 2000 - Graduação e Pós-Graduação Sricto Sensu.

Publicado

2015-10-26

Cómo citar

GIACOMAZZO, G. F. CIÊNCIA(S) NO CONTEXTO “PÓS”: ASPECTOS TRANSICIONAIS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 333–356, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i2.7225. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/7225. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos