CIÊNCIA(S) NO CONTEXTO “PÓS”: ASPECTOS TRANSICIONAIS NA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v40i2.7225Abstract
O artigo apresenta um estudo sobre os aspectos transicionais entre a Ciência
Acadêmica e Pós-Acadêmica, a Ciência Normal e Pós-Normal, a Ciência Moderna
e Pós-Moderna, e a Ciência Modo 1 e Modo 2. Das perspectivas que intencionam
descrever as mudanças produzidas a partir da segunda metade do século XX, nas pesquisas
científicas e tecnológicas, foram identificadas as noções de ciência que situam
como elemento central desses processos uma complexa configuração das relações
entre universidade, indústrias, governo e sociedade e nos modos de se fazer ciência
em contextos nomeados “novos” e de prefixo “pós”. A Ciência, do mesmo modo que
a sociedade, pela sua dinâmica e movimento contínuo, apresenta-se em transição, e,
portanto, há mudanças na produção do conhecimento científico.
Palavras-chave: Ciência. Produção do conhecimento. Transição.
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