AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Maria Fernanda Kosour de Oliveira PUC Campinas
  • Jussara Cristina Barboza Tortella PUC Campinas

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i2.6614

Resumen

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em que foi analisada
a utilização dos diários de estudo no âmbito dos processos da autorregulação.
Trata-se de uma pesquisa descritiva com análise de dados qualitativos e quantitativos. Participaram do estudo 99 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada diretamente do conteúdo dos diários de estudo e do Inventário de Processos de Autorregulação da Aprendizagem (IPAA). A análise qualitativa do conteúdo dos diários revelou a importância da utilização desse instrumento, enquanto os dados do instrumento IPAA indicaram que a diferença entre o pré e o pós-teste é acentuada e estatisticamente significativa. Os resultados sugerem que o tempo para a consolidação da aprendizagem das estratégias autorreguladoras é fator preponderante.
Palavras-chave: Autorregulação. Diário de estudo. Ensino Fundamental.

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Biografía del autor/a

Maria Fernanda Kosour de Oliveira, PUC Campinas

Mestre em Educação pela Pontificia Universidade Católica de Campinas

Jussara Cristina Barboza Tortella, PUC Campinas

Professora do Programa de Mestrado em Educação da Pontificia Universidade Católica de Campinas

Publicado

2015-10-26

Cómo citar

KOSOUR DE OLIVEIRA, M. F.; BARBOZA TORTELLA, J. C. AUTORREGULAÇÃO: O USO DE DIÁRIOS DE ESTUDO POR ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Roteiro, [S. l.], v. 40, n. 2, p. 395–418, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i2.6614. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6614. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos