RELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA INFÂNCIA: A ESCOLA COMO ESPAÇO DE (DES) CONSTRUÇÃO DAS DIFERENÇAS / Gender and sexuality relations in the childhood: the school like a space of (de)construction of differences
Resumen
Este estudo teve como objetivo analisar “Menino Maluquinho, o filme”. Propôs-se a compreender o olhar das crianças sobre as relações de gênero e sexualidade. Esta pesquisa foi organizada a partir de um grupo focal com oito crianças, sendo a faixa etária entre oito e nove anos, em uma abordagem qualitativa. Nessa análise, percebeu-se que a relação das crianças com os adultos acontece em uma convivência relacional ao mesmo tempo em que paradoxal, pois os mesmos adultos que as protegem também as reprimem. Os sujeitos desta pesquisa demonstraram a possibilidade de transgressão às regras sociais impostas. Percebeu-se também que os atributos masculinos e femininos, socialmente considerados, não são tão fixos como aprendemos.
Palavras-chave: Escola. Infância. Gênero. Sexualidade. Educação.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaración de Derechos de Autor
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la Revista el derecho de primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo una Licencia Creative Commons – Atribución – 4.0 Internacional.