A ESCOLA QUE AVALIA E QUE É AVALIADA: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA / The school that assesses and is evaluated: education and training for autonomy

Autores/as

  • José Pedro Boufleuer

Resumen

O presente ensaio pensa a educação tanto em sentido amplo, isto é, como um fazer humano que articula as experiências das gerações passadas com as gerações presentes, quanto em sentido mais específico, isto é, como uma política de Estado que, por meio da instituição escolar, leva a efeito processos de ensino e de aprendizagem com as novas gerações para a consecução de objetivos que se vinculam à ordem política que esse mesmo Estado representa. A questão da avaliação, por sua vez, é pensada a partir desse duplo olhar sobre a educação: em seu desafio mais geral de contribuir com a construção de um mundo humano comum e em sua forma escolar em que se objetiva a formação das novas gerações sob as premissas da igualdade, da liberdade e da construção da autonomia. Por fim, com base em uma diferenciação entre currículo e pedagogia, propõe duas dimensões da avaliação: uma referente à verificação do grau de aprendizagem, que compete às instâncias vinculadas à ordem política, e outra referente ao acompanhamento do processo de aprendizagem, que compete ao educador e à escola.

Palavras-chave: Educação. Escola. Avaliação. Mundo humano comum. Autonomia.

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Publicado

2014-11-26

Cómo citar

BOUFLEUER, J. P. A ESCOLA QUE AVALIA E QUE É AVALIADA: EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA A AUTONOMIA / The school that assesses and is evaluated: education and training for autonomy. Roteiro, [S. l.], p. 71–86, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/6354. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação, diversidade e ação pedagógica