O CONCEITO DE VERDADE E A DIMENSÃO ESTÉTICA NA ARTE E NO ENSINO DE FILOSOFIA / The concept of thuth and the aesthetic dimension in the art and in the Philosophy teaching

Autores/as

  • Samuel Mendonça Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC Campinas
  • Mariana Baruco Machado Andraus Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC Campinas

Resumen

Realizou-se pesquisa qualitativa bibliográfica com o intuito de discutir o conceito de verdade no ensino de Filosofia, com foco na importância da dimensão estética em contraste com a dimensão formal do conceito de verdade. Poderia o conceito de verdade ser ensinado por meio da arte? Mais do que isso, seria realmente possível, de acordo com Nietzsche, falar em verdade, mesmo na dimensão estética? De fato, para Nietzsche, a verdade não pode ser limitada a uma dimensão absoluta e derradeira. Essas questões orientaram o presente artigo, que se inicia com uma revisão de literatura e, na sequência, discute o conceito de verdade, incluindo seus impactos no ensino de Filosofia.

Palavras-chave: Ensino de Filosofia. Verdade. Dimensão estética

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Samuel Mendonça, Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC Campinas

Samuel Mendonça concluiu o doutorado em Educação (Filosofia da Educação) - Universidade Estadual de Campinas, em 2009. Bacharel e Licenciado em Filosofia (PUC Campinas). Atualmente é Professor Pesquisador e Coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da PUC Campinas, docente das Faculdades de Filosofia e de Educação da PUC Campinas, Consultor do Comitê Assessor Especial da Coordenação Geral de Cooperação Internacional da CAPES e Assessor Científico da FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, presidente da Associação Latinoamericana de Filosofia da Educação (ALFE), Coordenador do Forpred Sudeste, membro do GT 17 - Filosofia da Educação da ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, do INPE - International Network of Philosophers of Education, do PES - Philosophy of Education Society e da SOFIE - Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação. Lecionou Filosofia na rede pública estadual do Estado de São Paulo (Ensino Médio) e na rede particular de ensino (ensino fundamental II). É orientador de Mestrado e de Iniciação Científica nos seguintes temas: política educacional, ensino de filosofia, fundamentos da educação e filosofia da educação.

Mariana Baruco Machado Andraus, Programa de Pós-Graduação em Educação - PUC Campinas

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (bolsa CAPES), linha Políticas Públicas em Educação, tema ensino de artes em educação inclusiva. Doutora em Artes da Cena pela Universidade Estadual de Campinas (2012, bolsa CAPES). Mestre em Artes pela Universidade Estadual de Campinas (2004, bolsa FAPESP). Bacharel e Licenciada em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (1999; 2000; Iniciação Científica com bolsa FAPESP). Suas áreas de interesse são dança, educação, improvisação, coreologia, artes marciais, artes orientais, ensino de artes e educação inclusiva.

Publicado

2014-09-25

Cómo citar

MENDONÇA, S.; ANDRAUS, M. B. M. O CONCEITO DE VERDADE E A DIMENSÃO ESTÉTICA NA ARTE E NO ENSINO DE FILOSOFIA / The concept of thuth and the aesthetic dimension in the art and in the Philosophy teaching. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 471–486, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4783. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a