A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspective

Autores/as

  • Marilda Oliveira de Oliveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Francieli Regina Garlet Universidade Federal de Santa Maria
  • Vivien Kelling Cardonetti Universidade Federal de Santa Maria

Resumen

Propusemo-nos a pensar, neste artigo, sobre o cenário contemporâneo e a produção de subjetividades, elencando a partir disso alguns pontos que nos incitaram a trazer a problematização como possibilidade avaliativa. A partir de Bauman (2007), Veiga Neto (2002) e Agamben (2009) traçamos as linhas que compõem o espaço e o tempo contemporâneo, e a partir de Guattari e Rolnik (2010) pensamos a produção das subjetividades nesse contexto. A avaliação de modo geral e a avaliação em artes visuais em particular são mapeadas a partir de autores como Sacristán (1998), Zabala (1998), Pimentel (2009) e Tourinho (2010). A partir de Deleuze (1988-1989, 1999), e Foucault (2004), pensamos o conceito de problematização, esboçando possibilidades para pensar a avaliação e a própria educação na contemporaneidade.

Palavras-chave: Avaliação. Contemporaneidade. Problematização.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marilda Oliveira de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria, RS. Coordenadora do GEPAEC - Grupo de Estudos em Arte, Educação e Cultura e Editora da Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais.

Francieli Regina Garlet, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, Bolsista CAPES. Pós-graduada em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação (2012) e Licenciada em Artes Visuais (2010) pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC - diretório CNPq), e do Grupo de Pesquisa em Arte - Momentos Específicos (diretório CNPq).

Vivien Kelling Cardonetti, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, RS. Licenciada em Artes Visuais pela mesma instituição. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC).

Publicado

2014-09-25

Cómo citar

OLIVEIRA, M. O. de; GARLET, F. R.; CARDONETTI, V. K. A PROBLEMATIZAÇÃO COMO POSSIBILIDADE AVALIATIVA EM ARTES VISUAIS: APONTAMENTOS A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA PÓS-MODERNA / Questioning as an evaluative possibility in visual arts: notes from a post-modern perspective. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 437–452, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4276. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Sistema Nacional de Avaliação