Revisión Pedagogía histórico-crítica, cuadragésimo año: nuevas aproximaciones

Autores/as

  • ANNA MARIA LUNARDI PADILHA Instituto de Pesquisas Heloísa Marinho

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27258

Resumen

A Pedagogia Histórico-Crítica, enquanto construção coletiva de uma teoria pedagógica revolucionária, acumula experiências de quatro décadas de estudos e práticas em favor de uma educação de qualidade para todos. Este livro - Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações – é a reunião das conferências realizadas pelo autor – Dermeval Saviani – entre dezembro de 2006 e março de 2019. A obra em questão dá continuidade ao Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações, publicado pela primeira vez em 1991.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

ANNA MARIA LUNARDI PADILHA, Instituto de Pesquisas Heloísa Marinho

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1974), mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação, na linha de pesquisa Conhecimento Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba até 2017. Atualmente é Palestrante na área da Educação. Experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano e a Escola de Vigotski, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Especial na Perspectiva da Inclusão; Educação em Saúde, Educação Infantil, Práticas Educativas Escolares e não Escolares, Processos de Ensino e Aprendizado. Autora e organizadora de livros. Autora de Capítulos de livro e Artigos em Periódicos. Pesquisadora do Projeto SaúdeAntar pelo Instituto de Pesquisas Heloísa Marinho/RJ (IPHEM) 

Citas

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019, 346 p.

VYGOTSKI. L.S. Obras Escogidas. Tomo III. Madrid: Visor, 1995.

Publicado

2022-02-09

Cómo citar

PADILHA, A. M. L. Revisión Pedagogía histórico-crítica, cuadragésimo año: nuevas aproximaciones. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. 27258, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27258. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27258. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Seção temática: Políticas públicas, educação especial e processos de inclusão: perspectivas críticas