Resenha Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações

Autores

  • ANNA MARIA LUNARDI PADILHA Instituto de Pesquisas Heloísa Marinho

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.27258

Resumo

A Pedagogia Histórico-Crítica, enquanto construção coletiva de uma teoria pedagógica revolucionária, acumula experiências de quatro décadas de estudos e práticas em favor de uma educação de qualidade para todos. Este livro - Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações – é a reunião das conferências realizadas pelo autor – Dermeval Saviani – entre dezembro de 2006 e março de 2019. A obra em questão dá continuidade ao Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações, publicado pela primeira vez em 1991.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANNA MARIA LUNARDI PADILHA, Instituto de Pesquisas Heloísa Marinho

Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1974), mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Educação, na linha de pesquisa Conhecimento Linguagem e Arte pela Universidade Estadual de Campinas (2000). Foi professora do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba até 2017. Atualmente é Palestrante na área da Educação. Experiência na área de Educação, com ênfase em Desenvolvimento Humano e a Escola de Vigotski, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Especial na Perspectiva da Inclusão; Educação em Saúde, Educação Infantil, Práticas Educativas Escolares e não Escolares, Processos de Ensino e Aprendizado. Autora e organizadora de livros. Autora de Capítulos de livro e Artigos em Periódicos. Pesquisadora do Projeto SaúdeAntar pelo Instituto de Pesquisas Heloísa Marinho/RJ (IPHEM) 

Referências

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019, 346 p.

VYGOTSKI. L.S. Obras Escogidas. Tomo III. Madrid: Visor, 1995.

Downloads

Publicado

09-02-2022

Como Citar

PADILHA, A. M. L. Resenha Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. 27258, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.27258. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/27258. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: Políticas públicas, educação especial e processos de inclusão: perspectivas críticas