Dibujar como expresión de niños: la experiencia de ser niño y estudiante

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i.24273

Palabras clave:

Infancia, Manualidades estudiantiles, Manualidades infantiles, Dibujo

Resumen

Este artículo tiene como objetivo comprender cómo, en la relación entre ser un niño y ser un estudiante, la infancia expresa sus experiencias en la escuela. Debido al objetivo planteado, se utilizó como metodología la investigación etnográfica que involucró a cincuenta y un niños de una clase de primer año de primaria de una escuela pública de la ciudad de Joinville, en el estado de Santa Catarina, como metodología en 2018. El acercamiento de los investigadores a la realidad de la escuela investigada permitió conocer e interpretar el “punto de vista” de los niños, demostrando que ellos distinguen la escuela como un lugar con diferentes acciones, sin embargo, quieren ser niños, en un ejercicio constante de no sumisión.

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Biografía del autor/a

Rosana Becker, Sociedade Educacional de Santa Catarina - SOCIESC

Possui graduação em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino e mestrado em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Atualmente é professor da Sociedade Educacional de Santa Catarina e professor do Centro Sul Brasileiro de Pesquisa Extensão e Pós-Graduação LTDA.

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Geografia Bacharelado e Licenciatura pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE, graduação em Pedagogia e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorando no programa de Pós-Graduação em Educação - FAED/UDESC. Trabalhou como professor da Educação Básica no Estado de Santa Catarina. Coordenou o curso Técnico dos Portos, no município de Itapoá e como tutor à Distância no Curso de Pedagogia da Universidade do Estado de Santa Catarina, na disciplina, conteúdos e metodologia no Ensino de Geografia e professor orientador do Curso de Especialização na Educação Cultura Digital pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Jordelina Beatriz Anacleto Voos, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Possui doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Joinville. Professora titular da Universidade da Região de Joinville. Atuação nos cursos de Licenciatura.

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Publicado

2021-02-02

Cómo citar

BECKER, R. .; MARTINS JUNIOR, L. .; VOOS, J. B. A. Dibujar como expresión de niños: la experiencia de ser niño y estudiante. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e24273, 2021. DOI: 10.18593/r.v46i.24273. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/24273. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos de demanda contínua