Política pública y educación integral en Brasil: del nacional-desarrollismo al neodesenvolvimentismo

Autores/as

  • Magda Cruz dos Santos Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-8971-9609
  • Leonardo Dorneles Gonçalves Professor do Instituto de Educação (área de políticas públicas da educação) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. https://orcid.org/0000-0001-8093-8493
  • Conceição Paludo Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Atua na Graduação e Pós-Graduação, na UFRGS, FACED – Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos – Linha de pesquisa: Trabalho Movimentos Sociais e Educação. Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16422

Palabras clave:

Educación integral, Política pública, Emancipación humana

Resumen

Evidenciar las contradicciones de las principales políticas de educación integral en la escuela pública de Educación Básica y problematizar sus relaciones con el desarrollo del capitalismo en Brasil fueron los objetivos centrales del estudio. Para estos fines, realizamos el análisis sobre las intencionalidades de las políticas de educación integral de los últimos años, respaldada por una investigación bibliográfica sobre la historia de la educación integral en las políticas educacionales brasileñas, en diálogo con autores como Falleiros, Pronko y Oliveira (2010), Shiroma, Moraes y Evangelista (2000), Frigotto (2000) y Cavaliere (2010). Con la intencionalidad en de analizar las concepciones de educación integral en el llamado modelo neodesarrollista, recurrimos a la primera versión del “Programa Mais Educação” que, lanzada en 2007, vigoró hacia 2016. Los estudios realizados permiten analizar la política de educación integral en Brasil como un instrumento que cumple papeles distintos en cada periodo histórico, pero que tiene se concretado en la relación con los objetivos planteados por las diferentes formas de sociabilidad capitalista, distanciándose radicalmente de los referenciales históricos, teóricos y prácticos que sostienen la educación integral en la perspectiva anticapitalista y de la emancipación humana.

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Biografía del autor/a

Magda Cruz dos Santos, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas e Mestre em Educação pelo mesmo programa. Graduada em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante dos Grupos de Pesquisa Educação Popular e Movimentos Sociais (MovSE) da Universidade Federal de Pelotas e Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui experiência na área de Educação, principalmente em relação aos temas: políticas públicas, trabalho e educação, educação popular, formação integral, movimentos sociais, escola pública e Educação do Campo. Foi pesquisadora no Projeto Observatório da Educação do Campo em seu núcleo no Estado do Rio Grande do Sul (CAPES/INEP). Atuou como professora da Educação Básica, coordenadora pedagógica e supervisora de estágio na rede pública estadual e municipal de Pelotas. Atualmente é bolsista CAPES.

Leonardo Dorneles Gonçalves, Professor do Instituto de Educação (área de políticas públicas da educação) da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

Pedagogo e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pelotas - UFPel. Participa do grupo de pesquisa MOvSE - Movimentos Sociais, Escola Pública e Educação Popular (UFPel), coordenado pela Profa. Dra. Conceição Paludo e Educamemória - Educação e Memória (FURG), coordenado pelo Prof. Dr. Carmo Thum. Colabora com pesquisas sobre educação ambiental junto ao Observatório de Conflitos Urbanos e Socioambientais do Extremo Sul do Brasil (FURG), coordenado pelo Prof. Dr. Carlos RS Machado. Atualmente estuda a Implantação do Ensino Médio Politécnico em Rio Grande-RS, suas relações com as mudanças no mundo do trabalho e as implicações nas políticas educacionais. Tem interesse nos seguintes temas: relações entre educação e trabalho, educação popular, escola pública e política educacional, movimentos sociais, extensão universitária e educação ambiental.

Conceição Paludo, Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Atua na Graduação e Pós-Graduação, na UFRGS, FACED – Faculdade de Educação – Departamento de Estudos Básicos – Linha de pesquisa: Trabalho Movimentos Sociais e Educação. Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Possui graduação em Pedagogia, especialização em Educação Psicomotora e em Orientação Educacional, mestrado em Educação (1988) e doutorado em Educação (2000), ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo e pesquisadora na UFRGS, na Faculdade de Educação - Departamento de Estudos Básicos - e na Linha de Pesquisa Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (TRAMSE). Tem trabalhado, ao longo dos anos, com processos formais ? em todos os níveis de ensino - e não formais de educação. Temas centrais trabalhados: Fundamentos da Educação; Educação Popular e Educação do Campo; Educação e Movimentos Sociais; Planejamento, Avaliação e Metodologia de Processos Formativos e Organizativos; Metodologia da Pesquisa em Educação.

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Publicado

2018-12-19

Cómo citar

SANTOS, M. C. dos; GONÇALVES, L. D.; PALUDO, C. Política pública y educación integral en Brasil: del nacional-desarrollismo al neodesenvolvimentismo. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. 3, p. 1027–1050, 2018. DOI: 10.18593/r.v43i3.16422. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16422. Acesso em: 22 jul. 2024.

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