DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INGRESSO DA UFFS/DEMOCRATIZATION OF THE ACCESS TO THE PUBLIC HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF THE POLICIES IN UFFS

Autores

  • Joviles Vitório Trevisol Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Rosileia Nierotka

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v40i0.9203

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados de uma dissertação de mestrado na qual se objetivou investigar as políticas de acesso e as ações afirmativas implementadas pela Universidade Federal da Fronteira Sul. A UFFS foi criada com o propósito de expandir e interiorizar o ensino superior público e se insere a um conjunto de políticas públicas que visam combater a privatização e o elitismo na educação superior. O estudo concentrou-se na análise dos dados dos 2.123 estudantes que ingressaram nos cursos de graduação da Instituição em 2012. A pesquisa revelou que a política de acesso implantada pela UFFS foi além da “Lei das Cotas” e trouxe para a universidade pública os filhos dos trabalhadores do campo e da cidade, mulheres (63,5%), egressos do ensino médio público (97,4%), oriundos de pais com baixa escolaridade e com uma renda familiar média de até três salários mínimos (69,3%).

Palavras-chave: Educação superior. Políticas de acesso na educação superior. “Lei das Cotas”. UFFS.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

18-12-2015

Como Citar

TREVISOL, J. V.; NIEROTKA, R. DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO: ANÁLISE DAS POLÍTICAS DE INGRESSO DA UFFS/DEMOCRATIZATION OF THE ACCESS TO THE PUBLIC HIGHER EDUCATION: ANALYSIS OF THE POLICIES IN UFFS. Roteiro, [S. l.], v. 40, p. 31–58, 2015. DOI: 10.18593/r.v40i0.9203. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/9203. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Avaliação e regulação da educação em contextos ibero e latino-americanos