A RELAÇÃO PÚBLICO-PRIVADO QUE SE ESTABELECE NO PRONATEC NO ENSINO MÉDIO PROFISSIONALIZANTE / The public-private relashionship estabilished in Pronatec in the professional high school
Abstract
Este texto teve por objetivo analisar a relação público-privado que se estabelece no ensino médio profissionalizante por meio da promulgação da Lei n. 12.513, de 26 de outubro de 2011, que instituiu o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental, tendo como metodologia o referencial de análise de discurso desenvolvido por Fairclough denominada Análise de Discurso Textualmente Orientada (ADTO). As análises desenvolvidas evidenciam que, ainda que pese as necessidades de profissionalização no País, o Programa em questão contribuiu para ampliar as parcerias público-privado e não oportunizou superar a dualidade estrutural que acompanha o desenvolvimento do ensino médio e da educação profissional no Brasil.
Palavras-chave: Políticas para educação básica. Ensino médio. Pronatec. Educação profissional.
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