A INTERSEÇÃO ENTRE RAÇA E POBREZA NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DE JOVENS NEGROS / The intersection of race and poverty in educational trajectories among young blacks

Authors

  • Carlos Augusto Sant'Anna Guimarães Fundação Joaquim Nabuco

Abstract

A narrativa dos caminhos percorridos por jovens no processo de escolarização fornece elementos importantes para a compreensão dos fatores intervenientes e/ou determinantes do sucesso ou fracasso escolar entre estudantes negros. Estudos indicam que, mesmo controlando as variáveis de origem social, ainda há diferenciais significativos no processo de escolarização formal entre brancos e negros. Assim, o artigo analisou quais fatores explicam trajetórias educacionais marcadas pelas desigualdades sociorraciais. Os conceitos de habitus, capital social, cultural e simbólico forneceram balizas analíticas para a investigação. Todos os agentes, de um modo geral, pertencem a famílias com baixo capital econômico, cultural e social. O estudo evidenciou similitudes e dessemelhanças nos caminhos percorridos no interior do sistema escolar pelos jovens negros das camadas populares. O texto sugere que aspectos intrafamiliares e sociocomunitários são relevantes para entender diferentes percursos trilhados pelos indivíduos no sistema educacional.

Palavras-chave: Trajetórias escolares. Capital cultural. Capital social. Sucesso escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Carlos Augusto Sant'Anna Guimarães, Fundação Joaquim Nabuco

Pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco. Mestre em Ciência Política (UFPE). Doutorando em Ciência Política (Unicamp). Publicou Conselhos Gestores na Educação (Massangana, 2009). Participar do grupo de pesquisa: Estado, Cidadania e Atores Sociais. 

Published

2014-09-25

How to Cite

GUIMARÃES, C. A. S. A INTERSEÇÃO ENTRE RAÇA E POBREZA NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DE JOVENS NEGROS / The intersection of race and poverty in educational trajectories among young blacks. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 515–542, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/4079. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos