CRIAÇÃO DE SENSIBILIDADE PARA SE RECONHECER E CUIDAR COMO CORPOREIDADE / Creation of sensitivity to recognize and care up as corporeality
Abstract
A tradicional concepção dualista de ser humano é ainda recorrente nas práticas educativas escolares. Esse déficit nas experiências formativas, quanto à sensibilização para cuidar/respeitar o corpo e a corporeidade, faz crescer a concepção de gestão da vida como circunscrita ao âmbito individual. O estudo teve como base a buscagem em referenciais teóricos e como objetivo investigar se estratégias educacionais, no contexto da complexidade e da atitude transdisciplinar, possibilitam a criação de sensibilidade para que crianças aceitem, respeitem e cuidem de sua corporeidade. Concluímos que é possível controlar e ajustar o corpo às aspirações de reconhecimento via intervenção e reconstrução; como alternativa, sugerimos a atitude transdisciplinar que, ao convidar para reflexões e envolvimentos, pode redimensionar as experiências formativas; a sensibilidade do cuidado requer a construção de saberes e uma compreensão aprofundada da complexidade da realidade humana.
Palavras-chave: Educação. Corporeidade. Transdisciplinaridade. Sensibilidade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
The authors retain copyright and grant the Journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons – Attribution – 4.0 International license.