Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento: Análise sobre a Produção Brasileira centrada nos Anos Iniciais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v48.32863

Keywords:

literacy, mathematics education, elementary school

Abstract

O artigo apresenta as concepções sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramento nos Anos Iniciais, evidenciadas em teses e dissertações disponibilizadas no acervo nacional da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. A pesquisa buscou responder a seguinte questão: Quais concepções de alfabetização matemática na perspectiva do letramento são evidenciadas em pesquisas brasileiras (teses e dissertações), relativas aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvidas no período de 2003 a 2020? A análise qualitativa realizada sobre um corpus de 42 trabalhos evidenciou três concepções: letramentos múltiplos, que envolvem as práticas de leitura e de escrita que permeiam as práticas sociais, sobretudo, as múltiplas linguagens que integram textos públicos nos espaços escolares ou fora dele; letramento ideológico, que se refere à valorização do contexto de produção e admissão de diferentes práticas letradas, a qual não apresenta natureza individual e não se limita a um evento, pois abrange o sentido lato inerente a aspectos culturais, sociais e políticos; letramento escolarizado, o qual confere ao sistema de escrita alfanumérica uma dimensão social, tendo o letramento escolar um caráter técnico e individual, que considera o ambiente formal da escola. A alfabetização matemática na perspectiva do letramento precisa estar voltada para o desenvolvimento da criança, tornando-a capaz de organizar o pensamento, argumentar e raciocinar matematicamente.

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Author Biographies

Letícia Stein, Unviersidade Federal da Fronteira sul

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2005). É especialista na área de "Formação para o magistério superior" em Educação Infantil e Series Iniciais do Ensino Fundamental, e especialista na area de Psicopedagogia institucional. Atua como professora efetiva da rede pública na Prefeitura Municipalde Saudades - SC. 

Marisol Vieira Melo, Unviersidade Federal da Fronteira sul

Licenciada em Matemática pela Universidade de Passo Fundo (UPF, RS, 1997). Mestre (2006) e Doutora (2013) em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, SP). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó/SC, vinculada ao curso de Licenciatura em Matemática. Atua principalmente nos seguintes temas: formação de professores que ensinam Matemática, desenvolvimento profissional, aprendizagem docente. Tem experiência na área de Educação, docência em Ensino Fundamental, Médio e Superior. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas com Professores que Ensinam Matemática - GEPREM/UFFS.

Adriana Richit, Universidade Federal da Fronteira Sul

Pós-doutorado em Educação Matemática - Didática da Matemática pela Universitat de Barcelona, Espanha (2022-2023). Pós-doutorado em Educação Matemática - Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa, Portugal (2016-2017). Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro . Mestrado em Educação Matemática também pela UNESP, campus de Rio Claro/SP. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias (GEPEM@T). Professora, classe E, nível associado III, na Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Campus de Erechim, RS. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFFS. Orienta trabalhos de pesquisa na área de Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Estudos de aula (lesson studies) e desenvolvimento profissional de professores, Conhecimento e Desenvolvimento Profissional Docente, Ensino e Aprendizagem, Tecnologias Digitais no Ensino e Aprendizagem de Matemática, Políticas Públicas Educacionais para a Formação de Professores, Formação Inicial e Continuada de Professores, Prática docente na Educação Básica.

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Published

2023-12-20

How to Cite

STEIN, L.; MELO, M. V.; RICHIT, A. Alfabetização Matemática na Perspectiva do Letramento: Análise sobre a Produção Brasileira centrada nos Anos Iniciais. Roteiro, [S. l.], v. 48, p. e32863, 2023. DOI: 10.18593/r.v48.32863. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/32863. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos de demanda contínua