História de práticas de leitura: o caso de três agricultores
Abstract
Neste trabalho abordou-se de forma investigativa a história de três agricultores. Histórias caracterizadas pelo hábito da leitura. Na comunidade rural, onde esses leitores residem, a prática da leitura os faz diferentes. A preferência por leituras históricas, associadas aos acontecimentos relacionados às suas trajetórias de vida, faz com que a leitura e a vida se entrecruzem, significando-as mutuamente. A história oral apresenta-se como principal aporte metodológico, a fim de, “captar a experiência efetiva dos narradores” (QUEIROZ, 1988) como forma de aprofundar a análise sobre as práticas da leitura no contexto rural. Teóricos como Chartier e Darnton apresentam-se como os principais interlocutores da investigação. Ao analisar a apropriação da leitura por estes leitores percebe-se que as leituras que realizam estão relacionadas à subjetividade inerente a cada história de vida.
Palavras-chave: História da educação. História da leitura. Leitores rurais.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright Notice
The authors retain copyright and grant the Journal the right of first publication, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons – Attribution – 4.0 International license.