História de práticas de leitura: o caso de três agricultores

Autores/as

  • Lisiane Sias Manke

Resumen

Neste trabalho abordou-se de forma investigativa a história de três agricultores. Histórias caracterizadas pelo hábito da leitura. Na comunidade rural, onde esses leitores residem, a prática da leitura os faz diferentes. A preferência por leituras históricas, associadas aos acontecimentos relacionados às suas trajetórias de vida, faz com que a leitura e a vida se entrecruzem, significando-as mutuamente. A história oral apresenta-se como principal aporte metodológico, a fim de, “captar a experiência efetiva dos narradores” (QUEIROZ, 1988) como forma de aprofundar a análise sobre as práticas da leitura no contexto rural. Teóricos como Chartier e Darnton apresentam-se como os principais interlocutores da investigação. Ao analisar a apropriação da leitura por estes leitores percebe-se que as leituras que realizam estão relacionadas à subjetividade inerente a cada história de vida.

Palavras-chave: História da educação. História da leitura. Leitores rurais.

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Cómo citar

MANKE, L. S. História de práticas de leitura: o caso de três agricultores. Roteiro, [S. l.], v. 33, n. 1, p. 127–144, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/322. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos