Educação do campo: primeiras aproximações

Authors

  • Dominique Michèle Perioto Guhur
  • Irizelda Martins de Souza e Silva

Abstract

O presente artigo pretende oferecer uma primeira aproximação com o tema da educação do campo. Identifica quem são os sujeitos do campo, os sujeitos coletivos que os representam e a especificidade da educação do campo. Aborda sua origem e trajetória, na constituição de um movimento nacional que luta por políticas públicas para a Educação. Traz uma amostra da legislação pertinente: o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo e as Escolas Itinerantes. Aborda, finalmente, a pedagogia do movimento, que resultou da reflexão teórica sobre o encontro entre educação e movimentos sociais.

Palavras-chave: Educação do campo. Movimentos sociais. Pedagogia do movimento.

Downloads

Download data is not yet available.

How to Cite

GUHUR, D. M. P.; SILVA, I. M. de S. e. Educação do campo: primeiras aproximações. Roteiro, [S. l.], v. 34, n. 2, p. 129–144, 2010. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/302. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Artigos