Esfera pública, conhecimento escolar e ensino crítico
DOI:
https://doi.org/10.18593/r.v47.30056Palavras-chave:
escola pública, emancipação, currículo, compromisso docente, pedagogia críticaResumo
No presente artigo, se põem em relação a três sugestões que está na base de qualquer proposta de intervenção para o desenvolvimento de uma educação emancipadora: como entendemos o público e o projeto de educação e escola pública? Como neste contexto pensamos o currículo e, por tanto, um formato determinado de seleção cultural e sua concretização no conhecimento escolar? E, finalmente, como tudo isso tem uma tradução estratégica em uma didática que se quer crítica?
Downloads
Referências
APPLE, M. W. El conocimiento oficial. La educación democrática en una era conservadora. Barcelona: Paidós, 1996.
ARENDT, H. La condición humana. Barcelona: Paidós, 1993.
BAUMAN, Z. Modernidad Líquida. México, F.C.E., 2002.
BERNSTEIN, B. Class. Codes and control. London, Routledge and Kegan Paul, v. 3, 1977.
DE SOUSA SANTOS, B. Crítica de la razón indolente. Contra el desperdicio de la experiencia. Bilbao: Desclée Brouwer, 2004.
ELLIOTT, J. The curriculum expe- riment. Meeting the challenge of social change, Buckingham: (Philadelphia): Open University Press, 1998.
FERNÁNDEZ DE CASTRO, I.; ROGERO, J. Escuela Pública. Democracia y Poder. Madrid: Miño y Dávila, 2001.
FLORES D’ARCAIS, P. Hannah Arendt. Existencia y Libertad. Madrid: Tecnos, 1996.
FOUCAULT, M. El nacimiento de la clínica. México: Siglo XXI Editores, 1966.
FREINET, C. Nôtre action au sein de la Masse. L’ Éducateur Prolétarien, 15, p. 293-297, 1936.
LARRAURI, M. T. El deseo según Deleuze. Valencia: Tándem Edicions, 2002.
LE GAL, J. Les droits de l’enfant a l’école. Belgique: De Boeck & Belin, 2004.
MARTÍNEZ BONAFÉ, J. Proyectos curriculares y práctica docente. Sevilla: Díada, 6. ed., 2002.
MARTÍNEZ BONAFÉ, J. Políticas del libro de texto escolar. Madrid: Morata, 2003.
MARTÍNEZ BONAFÉ, J. La ciudad en el currículum y el currículum en la ciudad. Revista Universitaria, Hecho en casa, n. 4, 2010. Recuperado el 11 feb. 2022. Disponíble en: http://blue.northcentralus.cloudapp.azure.com/educa/educapdf/rev4/martinez-004.pdf.
MORIN, E. El Método. III: El conocimiento del conocimiento. Madrid: Cátedra, 1983.
MORIN, E. Ciencia con consciencia. Barcelona: Anthropos, 1984.
MORIN, E. "La globalización". Kikiriki, n. 39, dic.-ene., 1996.
MURILLO, S. El mito de la vida privada. De la entrega al tiempo propio. Madrid: Siglo XXI, 1996.
SHAPIRO, S. Educación y Democracia: estructuración de un discurso contrahegemónico del cambio educativo. Revista de Educación, n. 291, ene.-abr., 1990.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jaume Martínez Bonafe
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons – Atribuição – 4.0 Internacional.