Esfera pública, conhecimento escolar e ensino crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v47.30056

Palavras-chave:

escola pública, emancipação, currículo, compromisso docente, pedagogia crítica

Resumo

No presente artigo, se põem em relação a três sugestões que está na base de qualquer proposta de intervenção para o desenvolvimento de uma educação emancipadora: como entendemos o público e o projeto de educação e escola pública? Como neste contexto pensamos o currículo e, por tanto, um formato determinado de seleção cultural e sua concretização no conhecimento escolar? E, finalmente, como tudo isso tem uma tradução estratégica em uma didática que se quer crítica?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaume Martínez Bonafe, profesor Universidad de Valencia

profesor titular jubilado (Didáctica y OE)

Referências

APPLE, M. W. El conocimiento oficial. La educación democrática en una era conservadora. Barcelona: Paidós, 1996.

ARENDT, H. La condición humana. Barcelona: Paidós, 1993.

BAUMAN, Z. Modernidad Líquida. México, F.C.E., 2002.

BERNSTEIN, B. Class. Codes and control. London, Routledge and Kegan Paul, v. 3, 1977.

DE SOUSA SANTOS, B. Crítica de la razón indolente. Contra el desperdicio de la experiencia. Bilbao: Desclée Brouwer, 2004.

ELLIOTT, J. The curriculum expe- riment. Meeting the challenge of social change, Buckingham: (Philadelphia): Open University Press, 1998.

FERNÁNDEZ DE CASTRO, I.; ROGERO, J. Escuela Pública. Democracia y Poder. Madrid: Miño y Dávila, 2001.

FLORES D’ARCAIS, P. Hannah Arendt. Existencia y Libertad. Madrid: Tecnos, 1996.

FOUCAULT, M. El nacimiento de la clínica. México: Siglo XXI Editores, 1966.

FREINET, C. Nôtre action au sein de la Masse. L’ Éducateur Prolétarien, 15, p. 293-297, 1936.

LARRAURI, M. T. El deseo según Deleuze. Valencia: Tándem Edicions, 2002.

LE GAL, J. Les droits de l’enfant a l’école. Belgique: De Boeck & Belin, 2004.

MARTÍNEZ BONAFÉ, J. Proyectos curriculares y práctica docente. Sevilla: Díada, 6. ed., 2002.

MARTÍNEZ BONAFÉ, J. Políticas del libro de texto escolar. Madrid: Morata, 2003.

MARTÍNEZ BONAFÉ, J. La ciudad en el currículum y el currículum en la ciudad. Revista Universitaria, Hecho en casa, n. 4, 2010. Recuperado el 11 feb. 2022. Disponíble en: http://blue.northcentralus.cloudapp.azure.com/educa/educapdf/rev4/martinez-004.pdf.

MORIN, E. El Método. III: El conocimiento del conocimiento. Madrid: Cátedra, 1983.

MORIN, E. Ciencia con consciencia. Barcelona: Anthropos, 1984.

MORIN, E. "La globalización". Kikiriki, n. 39, dic.-ene., 1996.

MURILLO, S. El mito de la vida privada. De la entrega al tiempo propio. Madrid: Siglo XXI, 1996.

SHAPIRO, S. Educación y Democracia: estructuración de un discurso contrahegemónico del cambio educativo. Revista de Educación, n. 291, ene.-abr., 1990.

Publicado

27-07-2022

Como Citar

MARTÍNEZ BONAFE, J. M. Esfera pública, conhecimento escolar e ensino crítico. Roteiro, [S. l.], v. 47, p. e30056, 2022. DOI: 10.18593/r.v47.30056. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30056. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Seção temática: O ensino da didática na formação de professores

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.