REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO

Authors

  • Idonezia Collodel Benetti Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edla Grisard Centro Universitário Municipal de São José/SC/Brasil, e das Faculdades Estácio de Sá – Florianópolis – SC– Brasil
  • Odair Figueiredo Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Rio do Sul, SC - Brasil

Abstract

Esta pesquisa investigou o impacto do Programa do Sistema Integrado de Atendimento Psicopedagógico (Sinapsi) no desempenho escolar de 30 alunos com severas dificuldades de aprendizagem, matriculados no Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries na região do Alto Vale do Itajaí, SC, com idades entre seis e 15 anos – oriundos de escolas da Rede Estadual de Ensino. Os testes utilizados foram o TDE e SDT, e, com suas famílias, utilizou-se o RAF, todos analisados dentro da abordagem quantitativo-descritiva. Os resultados obtidos foram significativos, tanto nas avaliações dos desenhos de previsão e observação quanto nas habilidades de leitura, escrita e aritmética.

Palavras-chave: Desempenho escolar. Suporte parental. Famílias. Crianças.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Idonezia Collodel Benetti, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Psicopedagoga, Mestranda em Psicologia na UFSC

Edla Grisard, Centro Universitário Municipal de São José/SC/Brasil, e das Faculdades Estácio de Sá – Florianópolis – SC– Brasil

Professora Doutora em Psicologia.

Odair Figueiredo, Universidade para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí. Rio do Sul, SC - Brasil

Psicólogo coordenador do NOPNE - Núcleo de Orientacao a Pessoas com Necessidades Especiais

Published

2014-05-19

How to Cite

BENETTI, I. C.; GRISARD, E.; FIGUEIREDO, O. REDES DE APOIO: ESTADO, FAMÍLIA E ESCOLA COMO CONTEXTOS PROMOTORES DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO. Roteiro, [S. l.], v. 39, n. 1, p. 241–260, 2014. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/2838. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Artigos