A network passes through curriculum: diffraction and modes of existence in curriculum policy

Authors

  • Thiago Ranniery Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-4399-2663
  • Ricardo Scofano Medeiros Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18593/r.v46i0.23821

Keywords:

Curriculum Policy, Diffraction, Ontological Relationality, Network, Spacetime

Abstract

This article emerges from the broader intentions of a research-intervention project carried out in partnership with the municipal public network of Niterói at the same time that the city tries to respond to BNCC legal demands. From rounds of conversations with teachers in an extension course in order to contribute to the construction of the city's curriculum framework, we seek to configure a theoretical reflection on curriculum policy, modes of existence and diffraction. Situated as heirs of the tradition that criticized the distinction between implementation and formulation, we have developed the argument that instead of a curriculum going through a network, a network invariably goes through the curriculum. That is, a continuous topological dynamic comes alive, involving spatiotemporal variation. Anchored in feminist and queer studies of science and technology and by intersections of Gilles Deleuze's philosophy, we point out how a constitutive differentiation of politics exhibits a diffraction of time and space and, at the same step, constitutes ontological entanglements in which modes of existence render possible, involving subjectivity and otherness. We therefore defend the urgency of problematizing the teleology of educational discourse, which, by planning space and quantifying time, converts this inalienable diffraction of politics into a purge of difference. Far from redemption, it is about reactivating the vital importance of curriculum policy as an active participant in the becoming of the world without which there will be no possible democracy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thiago Ranniery, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É Vice-Diretor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na qual atua como professor do Programa de Pós-graduação em Educação na Linha Currículo, Ensino e Diferença Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe com Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, instituição na qual foi Pós-Doutorando Júnior com bolsa do CNPq (2017-2018). É atualmente Jovem Cientista Nosso Estado da FAPERJ. Na UFRJ, foi Chefe do Departamento de Didática (2018-2019), Coordenador de Estágios dos Cursos de Licenciatura da UFRJ (2016-2018) e da Equipe de Didática das Ciências Biológicas (2016-2017) e, hoje, é membro Comitê de Iniciação Científica e Tecnológica (2019-2021). É também professor do Programa de Mestrado Profissional em Rede em Ensino de Biologia (ProfBio), no qual atua como membro titular da Comissão de Pós-Graduação (CPG) da UFRJ para o mandato (2019-2021). É integrante do Projeto Fundão-Biologia, coordenando o projeto de extensão Fundão-Biologia nas fronteiras da diferença do Laboratório Núcleo de Estudos de Currículo (LaNEC) da mesma universidade, no qual é líder pesquisador do Bafo! - Grupo de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ética e Diferença (CNPq/UFRJ). É membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e da Associação Brasileira de Currículo (ABdC).Tem experiência na área de Currículo, com produção acadêmica voltada para os estudos queers pós-coloniais e decoloniais, estudos da performance e da performatividade, teoria do afeto, gênero, sexualidade e diferença. Coordena o projeto de pesquisa "Currículo, ontologia e formas de vida: o vírus como figura de poder" (Edital ARC/2016, Iniciação Científica/2017 e 2019 e TCT/2019 da FAPERJ e Edital PIBIC 2018-2020/UFRJ) e é Coordenador do Ensino de Fundamental do projeto de pesquisa interinstitucional "Formar professores e produzir currículo nas escolas uma alternativa às políticas centralizadas" (Edital CNPq de Pesquisa e Inovação em CHSA/CNPq).

Ricardo Scofano Medeiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e mestre em Educação pela mesma instituição (2019). Atualmente, é doutorando (bolsista CAPES) pelo PPGE, e integrante do Bafo! - Bando de Estudos e Pesquisas em Currículo, Ética e Diferença, coordenado pelo Prof. Drº Thiago Ranniery.

References

ALAIMO, S. Feminismos transcorpóreos e o espaço ético da natureza. Estudos Feministas, v. 25, n. 2, p. 909-934, maio/ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p909

BALL, S. Educação Global S. A. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014.

BALL, S. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.

BALL, S.; MAGUIRE, M.; BRAUN, A. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BARAD, K. Nature’s queer performativity. Women, Gender & Research, v. 1, n. 2, p. 25-53, 2012. DOI: https://doi.org/10.7146/kkf.v0i1-2.28067

BARAD, K. Performatividade pós-humanista: para entender como a matéria chega à matéria. Vazantes, v. 1, n. 1, p. 7-34, 2017.

BARAD, K. Quantum entanglements and hauntological relations of inheritance: dis/continuities, spacetime enfoldings, and justice-to-come. Derrida Today, v. 3, n. 2, p. 240-268, 2010. DOI: https://doi.org/10.3366/drt.2010.0206

BARAD, K. Queer causation and ethics of mattering. In: GIFFNEY, N.; HIRD, M. Queering the non/human. Hampshire: Asghate, 2008.

BARAD, K. Meeting the universe halfway. Durham: Duke University Press, 2007. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv12101zq

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2 de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, Conselho Nacional de Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/RESOLUCAOCNE_CP222DEDEZEMBRODE2017.pdf. Acesso em: 22 dez. 2019.

BROWN, W. Nas ruínas do neoliberalismo: a ascensão da política antidemocrática no Ocidente. São Paulo: Politeia, 2019. DOI: https://doi.org/10.7312/brow19384

BUTLER, J. A vida psíquica do poder: teorias da sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2017a.

BUTLER, J. Caminhos divergentes: judaicidade e crítica do sionismo. São Paulo: Boitempo Editorial, 2017b.

BUTLER, J. Conversando sobre psicanálise: entrevista com Judith Butler. Entrevista concedida a Patrícia Porchat Pereira da Silva Knudsen. Estudos Feministas, v. 18 n. 1, p. 161 - 170, jan./abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2010000100009

CARDOZO, M. Tradução e o (ter) lugar da relação. In: LOPES, A.; SISCAR, M. (org.). Pensando a política com Derrida. São Paulo: Cortez, 2018. p. 285-322.

COOLE, D.; FROST, S. Introducing new materialisms. In: COOLE, S.; FROST, S. (ed.). New materialisms: agency, ontology, politics. Durham: Duke University, 2010. p. 1-43. DOI: https://doi.org/10.1215/9780822392996-001

COSTA, C. L. Equivocação, tradução e interseccionalidade performativa: observações sobre ética e prática feministas descoloniais. In: BIDASECA, K. et al. (org.). Legados, genealogías y memorias poscoloniales: escrituras fronterizas desde el Sur. Buenos Aires: Godot, 2014. p. 273-307.

DE LA BECASSA, M. P. Matters of care: speculative ethics in more than human worlds. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2017.

DE LA CADENA, M. Earth beings: ecologies of practice across Andean worlds. Durham: Duke University Press, 2015. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv11smtkx

DELEUZE, G. Bergsonismo. São Paulo: Editora 34. 1999.

DELEUZE, G. Diferença e Repetição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2018.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia vol 5. São Paulo: Editora 34, 2012.

DERRIDA, J. “Eating Well,” or the Calculation of the Subject’. In: CADAVA, E.; CONNOR, P.; NANCY, J. (ed.). Who Comes After the Subject? Nova York: Routledge, 1991. p. 96-119.

DERRIDA, J. Força da lei. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DUQUE-ESTRADA, P. C. Sobretudo o perdão – impossibilidade, alteridade, afirmação. In: DUQUE-ESTRADA, P. C. (org.). Espectros de Derrida. Rio de Janeiro: NAU, 2008. p. 13-38.

ETTINGER, B. Fragilization and resistance. Studies in The Maternal, v. 1, n. 2, p. 1-31, 2009.

FENWICK, T.; EDWARDS, R. Considering materiality in educational policy: messy objects and multiple reals. Educational Theory, v. 61, p. 709-726, 2011. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1741-5446.2011.00429.x

FOUCAULT, M. O que é um autor? In: MOTTA, M. B. (org.). Ditos & escritos III: estética, literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 264-298.

GABRIEL, C. T. Currículo e construção de um comum: articulações insurgentes em uma política institucional de formação docente. E-curriculum, v. 17, n. 4, p. 1545-1565, 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1545-1565

GRANDIN, G. The Last Colonial Massacre. Chicago: The University of Chicago Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226306896.001.0001

HALL, S. The problem of ideology: Marxism without guarantees. In: MORLEY, D.; CHEN, K. Critical dialogues in culture studies. Londres: Routledge, 1996. p. 25-46.

HARAWAY, D. Las Promesas de los monstruos: una política regeneradora para otros inapropiados/bles. Política y Sociedad, n. 30, p. 121-163, 1999.

HARAWAY, D. Modest_Witness@Second_Millennium.FemaleMan©_Meets_

OncoMouse™. London: New York: Routledge, 1997.

HARAWAY, D. Staying with the trouble. Durham: Duke University Press, 2016. DOI: https://doi.org/10.2307/j.ctv11cw25q

HARAWAY, D. When species meet. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.

INGOLD, T. Estar vivo. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.

INGOLD, T. Trazendo as coisas de volta à vida: emaranhados criativos num mundo de materiais. Horizontes Antropológicos, ano 18, n. 37, p. 25-44, jan./jun. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-71832012000100002

JACKSON, A.; MAZZEI, L. Plugging one text into another: thinking with theory in qualitative research. Qualitative Inquiry, n. 19, v. 4, p. 261-271, 2013. DOI: https://doi.org/10.1177/1077800412471510

KIRBY, V. Initial conditions. Differences: a journal of feminist studies, v. 23, n. 23, p. 197-205, 2012. DOI: https://doi.org/10.1215/10407391-1892934

KIRBY, V. Quantum anthropologies. Durham: London: Duke University Press, 2011. DOI: https://doi.org/10.1515/9780822394440

LAPOUJADE, D. As existências mínimas. São Paulo: n-1, 2017.

LEMOS, G.; MACEDO, E. A incalibrável competência socioemocional. Linhas Críticas, v. 25, p. 57-73, 2019. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.24582

LOPES, A. Sobre a decisão política em terreno indecidível. In: LOPES, A.; SISCAR, M. (org.). Pensando a política com Derrida. São Paulo: Cortez, 2018. p. 83-116.

LOPES, A.; MACEDO, E. Contribuições de Stephen Ball para os estudos de políticas de currículo. In: BALL, S.; MAINARDES, J. (org.). Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011. p. 248-282.

MACEDO, E. Currículo, cultura e diferença. In: DE ALBA, A.; LOPES, A. (org.). Diálogos curriculares entre Brasil e México. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2014. p. 83-103.

MACEDO, E. Por uma leitura topológica das políticas curriculares. Archivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 24, n. 26, p. 1-23, 2016a. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.24.2075

MACEDO, E. Uma alternativa às políticas centralizadas: formar professores e produzir currículo nas escolas. Projeto de pesquisa e intervenção inovadora apresentado ao Edital Apoio à pesquisa e à inovação em Ciência Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas do CNPq. Rio de Janeiro: Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2016b.

MACEDO, E. As demandas conservadoras do movimento Escola Sem Partido e a Base Nacional Curricular Comum. Educação & Sociedade, v. 38, p. 507-524, 2017a. DOI: https://doi.org/10.1590/es0101-73302017177445

MACEDO, E. Mas a escola não tem que ensinar? Conhecimento, reconhecimento e alteridade na teoria do currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 17, n. 3, p. 539-554, set./dez. 2017b.

MACEDO, E.; RANNIERY, T. Políticas públicas de currículo: diferença e a ideia de público. Currículo sem fronteiras, v. 18, n. 4, p. 739-759, 2018.

MALABOU, C. Ontologia do acidente. Desterro: Cultura e Barbárie, 2014.

MASSEY, D. Pelo espaço: uma nova política da espacialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2015.

MASSUMI, B. O que os animais nos ensinam sobre política. São Paulo: n-1 Edições, 2017.

MBEMBE, A. Sair da grande noite: ensaio sobre a África descolonizada. Luanda: Pedago, 2014.

M’CHAREK, A. Race, time and folded objects: the HeLa error. Theory, Culture & Society, London, v. 31, n. 6, p. 29-56, 2014. DOI: https://doi.org/10.1177/0263276413501704

MEDEIROS, R.; RANNIERY, T. Geografias da criação: currículo, espaço e diferença. In: FERREIRA, C.; MACEDO, E. (org.). Currículo e diferença. Belo Horizonte: CRV, 2018.

MILLER, J.; MACEDO, E. Políticas públicas de currículo: autobiografia e sujeito relacional. Práxis Educativa, v. 13, n. 3, p. 948-965, set./dez. 2018. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0018

MOUFFE, C. Sobre o político. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

NITERÓI. Portaria FME n 085, de 12 de fevereiro de 2011. Institui na Rede Municipal de Ensino, as Diretrizes e os Referenciais Curriculares e Didáticos Prefeitura Municipal de Niterói. Niterói: Fundação Municipal de Educação, 2011. Disponível em: http://www.educacaoniteroi.com.br/wp-content/uploads/2016/04/PORTARIA-FME-085-2011.pdf. Acesso em: 22 dez. 2019.

PARAÍSO, M. Diferença em si no currículo. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 14, p. 587-604, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742010000200014

PARAÍSO, M. O currículo entre o que fizeram e o que queremos fazer de nós mesmos: efeitos das disputas entre conhecimentos e opiniões. E-curriculum, v. 17, p. 1414-1435, 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i4p1414-1435

RANCIÈRE, J. O desentendimento: política e filosofia. São Paulo: Editora 34, 1996.

RANNIERY, T. Currículo, socialidade queer e política da imaginação. Teias, v. 18, n. 51, p. 52-67, 2017a. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2017.30593

RANNIERY, T.; MACEDO, E. Políticas do vivível: diferença, teoria e democracia por vir. In: LOPES, A.; OLIVEIRA, A.; OLIVEIRA, G. (org.). Os gêneros da escola e o (im)possível silenciamento da diferença no currículo. Recife: Ed. UFPE, 2018. p. 21-50.

RANNIERY, T. No meio do mundo, aquendar a metodologia: notas para queerizar a pesquisa em currículo. Práxis Educativa, v. 11, n. 2, p. 332-356, 2016. DOI: https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.11i2.0002

RANNIERY, T. “Sexualidade na escola”: é possível ir além da máquina de diferentes? In: MACEDO, E.; RANNIERY, T. (org.). Currículo, sexualidade e ação docente. Petrópolis: DP et Alli, 2017b. p. 213-238.

ROLNIK, S. Esferas da insurreição. São Paulo: n-1, 2018. DOI: https://doi.org/10.1002/9781118568446.eurs0279

SCHRADER, A. Haunted measurements: demonic work and time in experimentation. Differences, v. 23, n. 3, p. 119-160, 2012. DOI: https://doi.org/10.1215/10407391-1892916

SEHGAL, M. Diffractive propositions: reading alfred north whitehead with Donna Haraway and Karen Barad. Parallax, v. 20, n. 3, p. 188-201, 2014. DOI: https://doi.org/10.1080/13534645.2014.927625

SOUZA, M. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.

STENGERS, I. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, p. 442-464, 2018. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i69p442-464

Published

2020-09-24

How to Cite

RANNIERY, T.; MEDEIROS, R. S. A network passes through curriculum: diffraction and modes of existence in curriculum policy. Roteiro, [S. l.], v. 46, p. e23821, 2020. DOI: 10.18593/r.v46i0.23821. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/23821. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

Seção temática: Uma alternativa às políticas curriculares centralizadas